Política
TJMS regulamenta ações para promoção da equidade racial no Poder Judiciário
Portaria assinada pelo presidente Dorival Pavan estabelece metas de representatividade, combate ao racismo
Domingo, 26 Outubro de 2025 - 10:52 | Sandra Salvatierre

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) regulamentou, por meio da Portaria nº 3.171, publicada no Diário da Justiça na terça-feira, 21 de outubro, a implementação de ações voltadas à promoção da equidade racial. A medida, determinada pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, representa um avanço na consolidação de políticas de valorização da diversidade étnico-racial e de enfrentamento ao racismo no Poder Judiciário, em consonância com a Resolução nº 519 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Portaria nº 100, de 10 de abril de 2025.
Com a nova regulamentação, os comitês e comissões instituídos no âmbito do TJMS deverão assegurar, sempre que possível, que pelo menos 20% de sua composição seja formada por pessoas negras, ampliando a representatividade étnico-racial. A Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) também passa a incluir, de forma permanente, cursos sobre relações étnico-raciais e combate ao racismo, com abordagens sobre racismo estrutural, institucional e cultural, direitos da população negra e políticas públicas de equidade.
A portaria estabelece ainda que o TJMS promova, anualmente, no mês de novembro, atividades alusivas ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, fortalecendo o reconhecimento da cultura afro-brasileira e o diálogo sobre o enfrentamento do racismo. Outras ações sobre a temática poderão ser realizadas ao longo do ano.
Incentivo à representatividade na magistratura
Com o objetivo de ampliar a presença de pessoas negras na magistratura estadual, caberá à Direção-Geral do TJMS a criação do Programa de Incentivo à Carreira da Magistratura para Pessoas Negras, que prevê cursos preparatórios gratuitos ou subsidiados, bolsas de estudo, mentorias e convênios com universidades e entidades de classe.
Entre as medidas já em vigor, destaca-se o Canal de Denúncias de Situações de Racismo, ferramenta digital e sigilosa que permite o envio de manifestações anônimas ou identificadas, garantindo confidencialidade e segurança dos dados.
As denúncias são encaminhadas ao Comitê de Compliance, que elabora parecer e o remete à Comissão de Ética ou ao órgão competente para apuração.
A Portaria nº 3.171 também altera o artigo 8º da Portaria nº 3.028, de 9 de abril, que previa a participação mínima de 50% de mulheres em eventos e capacitações. A nova redação incorpora a perspectiva interseccional de gênero, raça e etnia, determinando que, sempre que possível, ao menos 20% dos participantes sejam pessoas negras, especialmente em atividades que não tratem diretamente de temas raciais.
As medidas instituídas pela Presidência do TJMS consolidam o compromisso da atual administração com a promoção da equidade racial, a valorização da diversidade e a democratização das estruturas do Judiciário sul-mato-grossense, reforçando o ideal de uma Justiça mais inclusiva e representativa.
Últimas Notícias
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro
- Dia do Servidor - 13:00 Poder Judiciário de MS não terá expediente na segunda e terça-feira
- Educação - 12:19 Projeto prevê flexibilidade de trabalho a pais de crianças neurodiversas
- Educação - 11:49 Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
- Iphan - 11:12 Governo federal aprova restauração do Mercadão Municipal e Casa do Artesão
- Igualdade - 10:52 TJMS regulamenta ações para promoção da equidade racial no Poder Judiciário
- Acolhimento - 10:30 Mato Grosso do Sul institui Protocolo Antirracista
- Atletismo - 10:10 Equipe de Ponta Porã embarca para Campeonato Brasileiro na Paraíba
- Saúde Pública - 09:50 Três Lagoas realiza Dia D da vacinação antirrábica no dia 31 de outubro
- Poder Judiciário - 09:09 Tribunal de Justiça inicia novo curso para mediadores e conciliadores

