Geral
Três Lagoas sediará 1º Torneio de Xadrez Australiano para estudantes
Competição pioneira reúne atletas escolares e premiação individual e por escola
Domingo, 26 Outubro de 2025 - 08:50 | Sandra Salvatierre

A Associação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (ASMX), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) da Prefeitura de Três Lagoas, promove o 1º Torneio de Xadrez Australiano, evento pioneiro destinado a estudantes-atletas do município. A competição segue normas da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com adaptações específicas para o Xadrez Australiano, e será realizada no dia 29 de novembro, com início às 13h30, na Associação de Médicos de Três Lagoas (Rua Márcia Mendes, 1645 – Jardim Angélica).
As inscrições devem ser feitas até 21 de novembro pelo link https://forms.gle/2fgKd5Ez9N8gt6aj7, sendo requisito que o atleta esteja regularmente matriculado em uma unidade de ensino. O valor da inscrição é de R$ 50 para escolas particulares e R$ 25 para públicas, com pagamento via PIX ([email protected]). Após a confirmação, o comprovante deve ser enviado junto com nome completo e escola para o mesmo e-mail.
O torneio será disputado no sistema suíço, com cinco rodadas e ritmo rápido de 10 minutos por jogador, sendo estritamente proibido o uso de dispositivos eletrônicos durante as partidas. A premiação contempla atletas individualmente e as instituições de ensino: troféus serão entregues às três primeiras escolas, considerando a pontuação dos quatro melhores atletas de cada categoria, enquanto os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas personalizadas. Todos os demais participantes também receberão medalhas de participação.
Categorias definidas (duplas mistas permitidas)
A disputa será organizada por duplas da mesma categoria de idade, abrangendo jovens nascidos entre 2008 e 2019:
Sub-08 (2017 a 2019)
Sub-10 (2015 a 2016)
Sub-12 (2013 a 2014)
Sub-14 (2011 a 2012)
Sub-17 (2008 a 2010)
Cronograma estratégico do dia
Os participantes devem chegar com antecedência para a confirmação de presença, veja o cronograma:
13h – Confirmação de Presença.
13h30 – Congresso Técnico (Importante: O regulamento completo será detalhado neste momento).
14h – Início da 1ª Rodada – Sessões de rodadas a cada 30 minutos, culminando na premiação às 16h30.
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

