Política
Maioria do TSE rejeita pedido de cassação da chapa de Bolsonaro nesta quinta-feira
Tribunal entendeu que não ficou provado irregularidade capaz de alterar o resultado da eleição de 2018
Quinta-feira, 28 Outubro de 2021 - 10:17 | Yara Borges

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para rejeitar as ações que pediam a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão. Vencedores das eleições de 2018, ambos eram acusados de se beneficiar de disparos em massa de mensagens por meio de aplicativos.
Embora tenha reconhecido que o envio em larga escala de mensagens ocorreu, a Corte avaliou não ter sido provado que a prática ocorreu para prejudicar as eleições e, sendo assim, não teve impacto nos resultados. Os ministros Mauro Campbell, Luis Felipe Salomão e Sérgio Banhos já tinham votado na terça-feira (26).
O ministro Carlos Bastide Horbach, que votou nesta quinta-feira (28), entendeu que não se pode provar irregularidades com força suficiente para alterar o resultado do pleito. "Das 438 representações que foram distribuídas a nós três, cerca de 10% das alegações eram de fake news pelas redes sociais. Sendo que duas delas eram sobre o WhatApp. Não se pode afirmar que as violações das regras do serviço tenham natureza eleitoral ou beneficiem os candidatos citados", disse o ministro.
No total, o TSE tem sete ministros. E quatro votos formam maioria nas decisões. No julgamento, a Advocacia-Geral da União (AGU) sustentou que as acusações estão baseadas apenas em matérias jornalísticas e não apresentam provas concretas de qualquer irregularidade. Ainda concluem os votos os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e o presidente, Luís Roberto Barroso.
(Com informações: R7.com)
Últimas Notícias
- Miranda - 18:32 Estuprador é preso após invadir casa e ameaçar vítima com faca
- Nacional - 18:09 Operação prende quadrilha que fazia leilões falsos na internet
- Saúde - 17:52 Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
- Campo Grande - 17:27 Vídeo: Roubo de carro leva a perseguição policial no Noroeste
- Indústria - 17:09 Indústrias de MS brilham em evento pré-COP30 da CNI
- Campo Grande - 16:57 Descaminho de eletrônicos por empresa de fachada é investigado
- MPMS - 16:32 Autor de homicídio qualificado por ciúmes é condenado a 15 anos
- Fiscalização - 16:05 Sem licença, PMA multa em R$ 35 mil e embarga obra irregular em Rochedo
- Treinamentos - 15:55 Abeta Conecta fortalece o turismo de natureza em Mato Grosso do Sul
- Economia - 15:39 MS sedia encontro nacional sobre os impactos da Reforma Tributária