• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Flagrante

Transportador de madeira ilegal foi autuado por PMA

Policiais foram à carvoaria onde o infrator entregaria a carga, mas a empresa estava legalizada

(Foto: Divulgação/ PMA)

A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande (PMA) apreendeu nesta segunda-feira (24) carga ilegal de 19 m³ de madeira nativa, transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

Durante fiscalização no início da tarde, em uma estrada vicinal no município de Nova Alvorada do Sul (MS), a 16 km da cidade, policiais abordaram um caminhão Mercedes Benz, que transportava a madeira. O veículo foi apreendido.

Diante da irregularidade, o responsável pela carga ilegal, residente em Aquidauana, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 5.700,00.

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul e responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A PMA foi à carvoaria onde o infrator entregaria a carga, mas a empresa estava legalizada. Algumas vezes, os carvoeiros tentam passar o material sem o documento de Origem Florestal (DOF), para que não seja dada baixa na quantidade do crédito no sistema do órgão ambiental.

Dessa forma, eles ficam com este crédito, podendo transportar carvão de desmatamentos e processado em carvoarias ilegais com o documento daquele carvão que não foi dada a baixa no sistema devido a não emissão do DOF.

Veja Também