Polícia
Retrospectiva 2023: Mais de 100 criminosos morreram em confronto com a polícia
Maioria dos mortos tinha passagens pela polícia, alguns com ficha muito extensa
Sexta-feira, 29 Dezembro de 2023 - 13:35 | Thays Schneider

Noticias de confronto entre policia e criminosos tomaram conta das capas de jornais em 2023. A reportagem Diário Digital noticiou a maioria dos confrontos envolvendo a polícia e bandidos, a maiorias dos mortos eram homens com passagens pela polícia.
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 109 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 28 de novembro de 2023, em Mato Grosso do Sul.
Novembro já soma 14 mortes, e é o terceiro mês com maior índice no ano, atrás apenas de fevereiro, que registrou 17 mortes, e abril, que teve 16. Das 109 mortes, 49 foram registradas em Campo Grande e 60 no interior do Estado, sendo 41 delas na faixa de fronteira. As vítimas são em grande maioria do sexo masculino (90,8%), sendo apenas duas das mortes de mulheres e oito sem registro de sexo.
A primeira morte do ano de 2023, aconteceu no dia primeiro de janeiro o foragido do sistema prisional por sete homicídios, Luan Veríssimo Valadares, de 31 anos, foi morto na madrugada deste domingo, 1º de janeiro, após reagir a abordagem policial no Jardim Radialista, em Campo Grande (MS). O homem, ainda, teria tentado matar a ex-companheira e a mãe dela no último dia 25 de dezembro depois do término de relacionamento.
Logo nas primeiras semanas de fevereiro, oito criminosos morreram em confronto com a polícia em Mato Grosso do Sul. O primeiro foi na quarta-feira (08), no bairro Centro Oeste. Adriano Ferreira da Luz Junior, de 20 anos, acabou morrendo em confronto com policiais do Batalhão de Choque.
Em abril Charles Santos de Souza, de 31 anos, e Breno Henrique da Silva Ribeiro, de 29 anos, os criminosos mortos na noite de sábado, 22 de abril, em confronto com a Polícia Militar de Três Lagoas. A dupla tentava arremessar drogas para a Penitenciária de Segurança Média e morreu após disparar contra as autoridades. Eles não portavam documentos, o que dificultou a identificação.
No dia 08 de dezembro seis morreram em confronto com Polícia Civil na cidade de Anastácio. Foram identificados como Cristian Souza do Nascimento, Marcos Vinicius de Souza Santos, Nycolas Henrique Mendes dos Santos e Cláudio Agenor Pereira Gimenes, conhecido como ‘Gordão’, os seis bandidos mortos em confronto com polícia na cidade de Anastácio, cidade distante 135 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel , ação foi uma respostas da polícia, pois os criminosos revidaram abordagem. "Não é preocupação da polícia as mortes de criminosos, nossa preocupação são as pessoas de bem", diz delegado.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro