Polícia
PM resgata 73 cavalos em situação de maus-tratos em distrito de MS
Caminhões transportavam animais sem documentação e em condições precárias; motoristas foram multados em R$ 73 mil
Quinta-feira, 28 Novembro de 2024 - 17:26 | Roberta Martins

A Polícia Militar Rural (PMR) resgatou 73 cavalos vítimas de maus-tratos na última quarta-feira (27), durante patrulhamento na MS-166, no distrito de Cabeceira do Apa, em Ponta Porã. A ação ocorreu após denúncias de transporte irregular e resultou na apreensão de dois caminhões boiadeiros e na aplicação de multas que somaram R$ 73 mil.
Os veículos transportavam os animais sem a documentação obrigatória, como a Guia de Transporte de Animal (GTA), além de outras exigências fiscais e sanitárias. O primeiro caminhão, proveniente de Colonita, no Paraguai, seguia para Pedro Juan Caballero com 45 cavalos. O segundo vinha de Campo Grande com 28 cavalos, com destino a Ponta Porã. Ambos os motoristas admitiram não ter a documentação necessária.
Durante a abordagem, os policiais identificaram sinais evidentes de maus-tratos nos animais, como lesões e transporte em condições inadequadas, sem espaço suficiente, água ou alimentação. Fiscais agropecuários da Iagro foram acionados para avaliar a situação e confirmaram o estado precário dos equídeos. Um laudo detalhado será emitido para subsidiar as ações judiciais e administrativas.
Os motoristas, com os caminhões e os animais, foram conduzidos até a delegacia para as providências legais. Posteriormente, a Polícia Militar Ambiental aplicou autuações ambientais, com multas e encaminhamento dos casos para análise judicial.
Após o resgate, os 73 cavalos foram levados para um refúgio em Dois Irmãos do Buriti, onde estão recebendo os cuidados necessários. A operação reforça a importância da fiscalização nas estradas e do combate ao transporte irregular de animais, além de chamar a atenção para a necessidade de proteger os direitos dos animais em situações de vulnerabilidade.
Últimas Notícias
- Agepen - 19:00 Encceja prisional tem aumento de 16,5% em relação a 2024 em MS
- Guardiã da Inocência - 18:36 Abusador é preso em flagrante durante operação em Rio Brilhante
- Ação conjunta - 18:18 Autores de furtos, tráfico de drogas e receptação são presos em Caarapó
- DEPCA - 17:52 Segurança é alvo de apreensão com material de abuso sexual infantil
- Escuta regional - 17:36 Tecnologia e integração marcam Escutas Regionais do MPMS em Costa Rica
- MPMS - 17:12 Ministério Público divulga Programa MPTea
- Nacional - 16:52 Base do governo chama ocupação do plenário da Câmara de 'chantagem'
- Educação - 16:35 MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
- Máscara Caída - 16:28 Operação prende golpista que praticava crimes em Dourados
- Campo Grande - 16:16 Câmara debate desafios para mães atípicas no mercado de trabalho