Polícia
Operação combate furto e adulteração de gado em Brasilândia
Foram cumpridos mandados de buscas e apreensão em três endereços ligados ao investigado
Quinta-feira, 12 Junho de 2025 - 18:30 | Redação

A Operação "Marca Fria", deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), visa o combate de crimes de abigeato em Brasilândia, cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao autor D.H.C.S. (37). A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Brasilândia, com apoio da Coordenadoria-Geral de Perícias, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO).
Após a recuperação de dez cabeças de gado furtadas em 18 de Abril deste ano, que tinham sido subtraídas de uma fazenda da região, no dia 12 do mesmo mês, as forças policiais deram início as investigações. Conforme apurado, o investigado não só furtou os animais, como adulterou suas marcas com uso de marcador próprio, com o intuito de dificultar identificação e enganar possíveis compradores. A partir dos laudos periciais, depoimentos e levantamento de movimentações pecuárias da região, a Polícia Civil representou por mandados de busca em três lugares: a casa do investigado, uma fazenda e um sítio vinculados a ele.
No cumprimento dos mandados, o pai do autor, identificado como A.S.M. (62), tentou quebrar seu próprio celular para destruir provas digitais. O indivíduo foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e fraude processual, logo após os agente encontrarem no imóvel duas armas (calibres .28 e .22), dezenas de cápsulas, R$ 6.800,00 em notas, aparelhos celulares e uma caminhonete Hilux, que deverá passar por perícia.

Na fazenda, o autor D.H.C.S. tentou resistir a abordagem, ameaçando os agentes, entretanto, foi contido. No imóvel foram apreendidos documentos referentes à venda de gado, cápsulas de munição, um automóvel Fiat/Strada e uma motocicleta, que também passaram por perícia. Fiscais da IAGRO constataram que haviam animais sem marcas de origem ou com sinal adulterado, ressaltando as suspeitas de furto.


Já no sítio, os policiais localizaram documentos sobre revenda de gado, uma caminhonete Ford/F-250, um caminhão Ford/F-4000 - com suspeita de uso durante o transporte dos animais furtados -, além de uma carcaça bovina e um cemitério de ossos descartados irregularmente. Diante dos fatos, D.H.C.S. foi autuado em flagrante por crime ambiental.


Os materiais apreendidos - veículos, celulares, documentos e registros eletrônicos - serão analisados para confirmar a origem dos bens, identificar possíveis comparsas e elucidar crimes semelhantes registrados na região. As investigações desta operação seguem em andamento.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor