• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Operação Águas Turvas investiga corrupção em Bonito

Contratos superiores a R$ 4 milhões eram fraudados desde 2021

Terça-feira, 07 Outubro de 2025 - 17:32 | Issel Chaia


Operação Águas Turvas investiga corrupção em Bonito
Viatura em cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão cumpridos diante da atuação da organização criminosa. (Foto: Gecoc)

A Operação Águas Turvas, deflagrada nesta terça-feira (07), tem o intuito de cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Terenos e Curitiba/PR.

A investigação do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), em apoio à 1ª Promotoria de Justiça de Bonito, também conta com o apoio operacional do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Operação Águas Turvas investiga corrupção em Bonito
(Foto: Gecoc)

Mandados foram cumpridos a partir de decisão judicial, que apura os crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, entre outros.

A existência de uma organização criminosa foi constatada pela investigação, com fraudes em licitações de obras e serviços de engenharia, no município de Bonito, desde o ano de 2021. As diversas licitações fraudadas em simulação de concorrência tinham a previsão de exigências específicas afim de direcionar o objeto do certame para as empresas do grupo criminoso.

Os agentes públicos, em favorecimento de empresários, fornecia informações privilegiadas e organizava a fraude procedimental, visando o sucesso do grupo criminoso, para receber vantagens indevidas. Até o momento, o valor dos contratos atinge R$ 4.397.966,86.

Operação Águas Turvas investiga corrupção em Bonito
(Foto: Gecoc)

O nome da operação, "Águas Turvas" faz alusão a algo que perde a transparência, em contraste com a imagem da cidade de Bonito, que é conhecida pelas águas cristalinas.

SIGA-NOS NO Google News