Geral
Hipismo cresce em MS e reúne 300 competidores na final do Estadual
Campo Grande sedia, entre os dias 21 e 23 de novembro, a 8ª etapa do Campeonato de Salto e o Grand Prix do Hipismo 2025, com R$ 26 mil em premiação e entrada gratuita
Sábado, 22 Novembro de 2025 - 11:53 | Sandra Salvatierre

O hipismo vive um momento de franca expansão em Mato Grosso do Sul. Elegante, técnico e cada vez mais popular, o esporte vem conquistando novos praticantes e admiradores em todo o Estado. A maior prova desse crescimento será vista entre os dias 21 e 23 de novembro, quando o Centro Hípico Letícia Brito (CHLB), em Campo Grande, recebe a 8ª Etapa do Campeonato de Salto Estadual (CSE) e o Grand Prix do Hipismo 2025, eventos promovidos pela Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH).
A grande final da temporada chega com números expressivos: mais de 300 conjuntos inscritos, cavaleiro e animal, apenas nos dois primeiros dias de disputas, reunindo atletas de diferentes faixas etárias de Campo Grande, Maracaju, Amambai, Dourados e Ponta Porã.
Um dado que se destaca é o protagonismo feminino na competição. Mais de 90% dos competidores são mulheres, reforçando a força e a presença das chamadas “amazonas” no cenário esportivo sul-mato-grossense.
As provas contam com obstáculos que variam entre 40 centímetros e 1,40 metro e incluem a tradicional e encantadora categoria Xizinho, voltada para iniciantes. Nela, crianças muito pequenas, algumas ainda aprendendo a andar, já têm os primeiros contatos com o esporte, numa relação de confiança, sensibilidade e respeito com os cavalos, em uma das cenas mais delicadas e simbólicas do hipismo.

No domingo, o evento atinge seu ponto máximo, com as provas especiais de Grand Prix, incluindo o GP Escolas e o Mini GP, que juntos somam mais de R$ 26 mil em premiação, destinada tanto aos atletas quanto aos tratadores dos animais.
“Estamos valorizando a superação dos atletas, mas também os profissionais dos bastidores, que são fundamentais para que o esporte aconteça”, destaca o presidente da FSMH, Rafael Mendes.
Além das competições, o público poderá acompanhar todas as provas gratuitamente, a partir das 8h, durante os três dias de evento. O espaço contará com praça de alimentação e estrutura completa para receber famílias, amantes do esporte e curiosos.
“Para nós é um orgulho termos sediado a abertura do campeonato este ano e, agora, receber também o encerramento, que será grandioso e contará com uma estrutura especial para o público”, afirma Letícia Brito, representante do CHLB.
A final do campeonato simboliza um ano marcado por crescimento, visibilidade e fortalecimento da tradição do hipismo em Mato Grosso do Sul, uma modalidade que une técnica, disciplina, emoção e a conexão única entre atleta e animal.

Tradição em plena expansão
Clássico e imponente, o hipismo sempre chamou atenção pelo porte dos animais, pela elegância das provas e pelo espírito de respeito entre competidores. Diferentemente de muitos esportes, a rivalidade dá lugar à cooperação e à paixão compartilhada.
Nos últimos anos, porém, a modalidade tem avançado em seu processo de popularização em Mato Grosso do Sul, impulsionada pelo fortalecimento das escolas de hipismo, que hoje oferecem aulas inclusive para pessoas que não possuem cavalo próprio.

Quer conhecer o esporte?
O Centro Hípico Letícia Brito está com agendamento aberto para aulas experimentais. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99936-0202.
SERVIÇO
8ª Etapa do Campeonato de Salto Estadual (CSE) e Grand Prix do Hipismo 2025.
Data: 21 a 23 de novembro de 2025 (a partir das 8h).
Local: Centro Hípico Letícia Brito (CHLB) – Sítio Moradia do Sol, 117 – Campo Grande/MS.
Entrada: Gratuita.
Últimas Notícias
- Esporte - 11:53 Hipismo cresce em MS e reúne 300 competidores na final do Estadual
- Economia - 11:12 Tarifaço continua a afetar 22% das exportações, diz Alckmin
- Memória - 10:55 Ex-maquinista revive histórias da ferrovia no “Café com a Vizinhança”
- INSS - 10:36 INSS: cadastro biométrico será obrigatório para novos benefícios
- Saúde - 10:10 Após cair em golpe, mulher que luta contra leucemia ganha todos os remédios
- Mundo Novo - 09:36 Drone é apreendido por monitorar polícia e o transporte de ilícitos
- Oportunidade - 09:00 Suzano abre nove processos seletivos em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
- Campo Grande - 08:39 Prefeitura tapa mais de 6 mil buracos em quatro dias
- Natal - 08:04 Em MS, 5,2 mil cartinhas já foram adotadas
- Investigação - 07:42 Mulher é assassinada a tiros na Capital

