Polícia
Mãe e filhas são autuadas por maus-tratos a 40 cachorros no Parque dos Novos Estados
Mãe e filhas possuem autorização para resgate, porém cachorros estavam em condições insalubres
Quarta-feira, 07 Dezembro de 2022 - 10:24 | Victória de Oliveira e Thays Schneider

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) resgataram na manhã desta quarta-feira, 07 de novembro, cerca de 40 cachorros em situação insalubre de residência do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande (MS). Uma mulher e duas filhas foram encaminhadas para prestar esclarecimento e devem ser autuadas por maus-tratos.
Vizinhos relataram ao Diário Digital que as autoras possuem chácara no bairro Chácara dos Poderes e levam animais para o local há cerca de cinco meses. No local indicado, os vizinhos estimam que há cerca de 60 animais. Informações apontam que a mãe e filhas possuem autorização judicial para tratamento de cães e gatos. Os moradores explicaram, ainda, que as indiciadas dirigem organização não governamental (ong) de proteção a animais.

Os esclarecimentos devem ser prestados quanto à situação de insalubridade dos animais. Conforme apurado pela reportagem, as autoras possuem mais de 150 animais, entre cães e gatos. Vídeos aos quais o DD teve acesso mostram o local onde os animais eram mantidos. Pelas imagens, é possível notar fezes e urina espalhadas pelo chão.
Ainda, o local possuí uma piscina em condições insalubres. Os cachorros latem descontroladamente ao avistarem a pessoa responsável pelas imagens. Moradores próximos ao local explicaram que os latidos são constantes na região. “Ninguém consegue sentar na calçada de casa para conversar. Para nada”, conta.
O odor na residência também é muito forte, declaram os populares. “O cheiro é insuportável. Agora, com as chuvas, deu uma amenizada. Tem dias que você não aguenta colocar o pé para fora de casa, porque é de arder o nariz”, afirma. O vizinho explica que as autoras possuem o costume de resgatar os animais há cerca de cinco anos.

As mulheres foram encaminhadas à Decat e devem prestar esclarecimentos em decorrência das condições de sujeira no local onde os animais são alocados. As autoras podem ser autuadas pelos crimes de maus-tratos a animais.
Confira a galeria de imagens:
Tudo Sobre:
campo-grande resgate-de-animais maus-tratos parque-dos-novos-estados decat insalubridadeÚltimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis