• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Ex-prefeito Gilmar Olarte é preso por corrupção

Condenado em 2017, político cumprirá a pena de 8 anos e 4 meses de prisão em regime fechado

Quarta-feira, 05 Maio de 2021 - 16:20 | Redação


Ex-prefeito Gilmar Olarte é preso por corrupção
x-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (Foto: Arquivo)

Condenado em 2017, o ex-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, quatro anos depois, começa a cumprir a pena de 8 anos e 4 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi preso nesta quarta-feira (5), após mandado expedido pelo juiz da 1ª Vara de Execução Penal da Comarca de Campo Grande, Fernando Chemin Cury.

Os recursos da defesa de Olarte se esgotaram, depois de apelar para o STJ (Superior Tribunal de Justiça), sem sucesso, com o pedido negado em março deste ano. Mais uma vez, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul pediu à Justiça Estadual pela execução da pena e, em decisão do dia 30 de abril, o juiz acatou.

A ação ocorreu em sigilo, até o cumprimento do mandado na tarde de hoje.

“Como forma de não frustrar o cumprimento desta ordem judicial, uma vez que com a sua disponibilização imediata nos autos do processo digital poderia, o sentenciado, tomar conhecimento imediato de seu teor e, assim, evadir-se desta capital, determino que o feito tramite de forma sigilosa até o seu cumprimento integral”, afirma o magistrado em despacho.

Esquema de cheques – Gilmar Olarte foi condenado por pegar cheques emprestados de fiéis da igreja para dar a agiotas. Com o dinheiro, ele quitou dívidas da campanha eleitoral de 2012 quando se candidatou a vice-prefeito na chapa de Alcides Bernal.

Em troca, ele prometia vantagens na Prefeitura, como cargos. Em 2013,  Alcides Bernal foi cassado pela Câmara e Olarte assumiu a gestão.

SIGA-NOS NO Google News