Polícia
Operação prende envolvidos em lavagem de dinheiro e crime organizado em MS
Sete mandados de prisão são cumpridos em cinco municípios do Estado
Quinta-feira, 25 Novembro de 2021 - 16:03 | victoria oliveira

A quarta fase da Operação “Importunus”, que objetiva desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro realizado por integrantes de uma organização criminosa, que atua dentro e fora dos presídios de Mato Grosso do Sul, foi desencadeada nesta quinta-feira (25). Nessa nova etapa, sete mandados de prisão foram cumpridos em cinco municípios do Estado.
As cidades alvos da Operação são Bataguassu, Campo Grande, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas. Outros 12 mandados de busca e apreensão também são realizados em Bataguassu, Santa Rita do Pardo e no Estabelecimento Penal de Três Lagoas. A ação tem autoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Regional de Polícia de Bataguassu e do Núcleo Regional de Inteligência de Bataguassu.
Dentre os mandados de prisão preventiva, dois estão sendo cumpridos na Gameleira, em Campo Grande, e um no Estabelecimento penal de Três Lagoas, esse com alvo no líder da célula da organização criminosa, que seria o responsável por promover, organizar e dirigir a atividade dos demais membros da organização criminosa de dentro do Presídio.
Também estão sendo cumpridas simultaneamente, ordens judiciais de bloqueio e sequestro de contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para movimentar o dinheiro do tráfico. No decorrer da operação foram localizadas grande quantidade de maconha, cocaína e droga sintética K4. Cinco pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes foram presas em flagrante.

Após sete meses de investigações, 11 integrantes da organização criminosa que atuavam na promoção do tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos municípios de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, foram presos, além de 15 pessoas que atuavam paralelamente ao grupo criminoso adquirindo drogas com a organização criminosa para venda nas cidades de Santa Rita do Pardo e Bataguassu.
Ao todo, durante as investigações, 26 pessoas foram presas dentre membros da organização criminosa e traficantes. Houve ainda a efetivação de bloqueios de contas bancárias utilizadas pela organização para a movimentação do dinheiro proveniente do comércio de drogas.
A operação desencadeada hoje está inserida dentro da “Operação Boas Festas” promovida pela Polícia Civil, com o objetivo de retirar criminosos de circulação e aumentar a segurança da população durante as festas de final de ano.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro