Plantão Saúde
MS já tem variante mais agressiva do coronavírus
"MS corre o risco de sofrer com a mesma situação de Manaus" afirma secretário de saúde
Quarta-feira, 03 Março de 2021 - 11:33 | Thays Schneider

O primeiro caso da variante P1 do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul foi confirmado em um homem de 37 anos que está internado em Corumbá. A cepa é a mesma que provocou caos na saúde de Manaus, no Amazonas. A confirmação do teste positivo é do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. Segundo ele, essa variante é mais transmissível e também mais agressiva.
Ainda segundo Resende Mato Grosso do Sul corre o risco e enfrentar a mesma situação de Manaus. " Nosso Estado já está com 90% do leitos de UTI's ocupados, agora com a nova variante a preocupação aumenta, novos leitos foram providenciados para Três Lagoas e Ponta Porã", afirmou o secretário.
Morador do Centro de Corumbá, o homem apresentou os primeiros sintomas da covid-19 no início de janeiro. A suspeita, de que ele pode ter tido contato com a mutação do coronavírus identificada em pacientes do Amazonas, veio quando revelou ter estado em Manaus pouco antes de sentir os sintomas.
O caso foi notificado para a Secretaria de Estado de Saúde no dia 9 de janeiro. O paciente fez o teste RT-PCR e resultado foi positivo, a amostra foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde foi feito o sequenciamento genético dos vírus encontrados no material.
Portador da comorbidades, o paciente chegou a precisa de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ainda está em atendimento para se recuperar das sequelas deixadas pela doença.
De acordo com o secretário, há vários outros casos suspeitos da variante em Mato Grosso do Sul e que a cepa já circula na região de Corumbá e Dourados.
A confirmação dessa variante acontece no mesmo dia em que Mato Grosso do Sul recebe o 6º lote de vacinas contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (03) o Estado recebeu 27.800 doses do Instituto Butantan.
Histórico das remessas
Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.
O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote foi chegar ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac.
A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou no dia 7 de fevereiro. A quinta remessa de 35.700 doses, sendo 22.500 doses da AstraZeneca/Oxford e 13.200 doses da Coronavac chegou no dia 24 de fevereiro.
Últimas Notícias
- Amplavisão - 19:09 Odete Roitman, vítima do script. Simone vivíssima!, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 18:32 Consórcio Guaicurus é denunciado ao MPT-MS por suposta 'greve fake'
- Saúde - 18:00 Mutirão ocular para estudantes da rede municipal será neste sábado
- Saúde - 17:51 Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
- Campo Grande - 17:30 Prefeitura repassou R$ 2,3 mi ao Consórcio
- Inovação - 17:00 Projetos do IFMS unem tecnologia e sustentabilidade para ajudar a piscicultura
- Tempo - 16:50 Diante de alerta climático em MS, Energisa reforça cuidados com a eletricidade
- Dourados - 16:28 Vídeo: Piloto é preso por participação em tentativa de homicídio
- "Dia do Caçador" - 16:16 Traficante é preso após tentar atropelar policial em MS
- Meio Ambiente - 15:45 Base florestal em MS deve crescer 40% até 2028




