Plantão Saúde
HU da Capital retoma aplicação de CoronaVac em voluntários
Hospital vacinou 105 pessoas e nenhuma apresentou qualquer reação adversa
Quarta-feira, 11 Novembro de 2020 - 13:39 | Redação

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande (MS), anunciou que retomará nesta segunda-feira, 11 de Novembro, a imunização de voluntários com a CoronaVac -- vacina do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan -- para prevenção ao novo coronavírus.
Conforme o hospital, até segunda-feira (09/11), 105 voluntários foram vacinados no HU. Nenhum apresentou qualquer reação adversa. Em nota encaminhada à imprensa, o HU informou estar seguindo orientação da Agência Nacional de Saúde, Anvisa, para retomar a vacinação.
O uso da Coronavac gerou grande polêmica nos últimos dias devido à suspeita de um óbito de voluntário nos testes. Porém, foi confirmado que o falecimento decorreu de suicídio, não tendo ligação com a vacina.
Anvisa - "Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina”, informou a agência por meio de nota.
No comunicado, a Anvisa voltou a defender a medida adotada na segunda-feira, que levou em consideração os dados que eram de conhecimento da agência até aquela data e que foram encaminhados ao órgão pelo Instituto Butantan.
Segundo a agência, a decisão se baseou em procedimentos previstos nos protocolos de Boas Práticas Clínicas para este tipo de pesquisa e teve como premissa o “princípio da precaução”, quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano.
Ao justificar a suspensão dos testes, a Anvisa disse que faltavam informações detalhadas sobre a gravidade e as causas do evento, assim como o parecer com o posicionamento do Comitê Independente de Monitoramento de Segurança (Data and Safety Monitoring Board, na sigla em inglês) e o boletim de ocorrência relacionado à provável motivação do EAG e que recebeu ontem (10) esses dados do Butantan.
(Com informações da Agência Brasil)
Últimas Notícias
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA
- Oportunidades - 13:50 UFGD oferece 120 vagas para cursos de inglês, espanhol e guarani
- Apostadores - 13:37 Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 46 milhões nesta terça-feira