Plantão Saúde
Emoção marca início de vacinação em MS
MS é o sexto Estado a começar a vacinação e primeiro a vacinar indígena
Segunda-feira, 18 Janeiro de 2021 - 19:16 | Paula Fernandes

No saguão do Hospital Regional o clima era de muita expectativa e ansiedade neste dia histórico para a saúde pública. O hospital de referência no tratamento da Covid-19 em Mato Grosso do Sul foi escolhido para ser o local onde os três primeiros sul-mato-grosseses pudessem receber as doses da vacina que chegou hoje ao Estado. Um médico, uma idosa e uma indígena representam os grupos prioritários que são alvos nessa fase inicial da imunização.
A cada dose que eles receberam era seguida de salva de palmas e lágrimas. Primeiro foi dona Domingas, depois dona Maria e na sequência o médico Marcio. Assim como em todo o mundo, Mato Grosso do Sul sofre por enterrar os seus. O Estado tem até essa segunda-feira, 18 de janeiro, o triste patamar de 2.686 pessoas que perderam a luta contra a Covid-19. Infectados chegam a quase 151 mil pessoas.

Um dos imunizados é o médico nefrologista Marcio Estevão Midom, 43 anos. Profissional concursado há 11 anos no Hospital Regional, ele está na linha de frente no atendimento aos pacientes com Covid-19. Atendeu mais de 100 pessoas em estado grave que necessitaram de ventilação mecânica, viu a angústia dos infectados e seus familiares. "É uma vitória da Ciência, uma esperança", ressaltou.

Também recebeu a vacina a pernambucana Maria Bezerra, de 83 anos, que vive no Asilo São João Bosco, em Campo Grande. Ela mesmo solicitou o acolhimento na instituição em junho de 2020, em plena pandemia, porque ficou viúva, não tem filhos e nem parentes em Campo Grande. Também recebeu a dose Domingas da Silva, 92 anos. Ela é indígena da etnia Terena e mora na Aldeia Tereré, município de Sidrolândia. Para a idosa, sentimento de gratidão. "Estou muito feliz de ter sido escolhida", afirma.

Participaram do ato simbólico que abre a vacinação em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho e várias autoridades em saúde pública. Para o governador, a chegada da vacina é esperança para retomar a vida normal. Mato Grosso do Sul é o sexto Estado do País a começar a vacinação contra covid-19 e onde houve a primeira indígena imunizada.

O primeiro lote com o imunizante chegou nesta segunda-feira (18) com exatas 158.760 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Cerca de 30 mil devem ficam em Campo Grande. A distribuição para os 79 municípios que começaria amanhã a partir das 7 horas foi antecipada para esta segunda-feira (18) no período noturno. A ação segue o Plano Estadual de Distribuição da Vacina contra COVID-19 por meio de força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde e secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
As doses serão distribuídas em 26 viaturas que vão levar os estoques para o interior. O trabalho deve ser concluído até a tarde desta terça-feira. Na primeira etapa, o Ministério da Saúde divulgou que o público prioritário é formado por trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência como asilos e instituições psiquiátricas, e indígenas aldeados.

Todas as 158 mil doses recebidas por Mato Grosso do Sul nesta tarde foram produzidas na China e não no Brasil, pelo Butantan. De acordo com o plano de vacinação, na primeira etapa de imunização, a previsão é de que sejam vacinadas 211.633 pessoas no Estado. O objetivo, nas quatro fases é alcançar cerca de 890.653 pessoas.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, mais doses são aguardadas para o Estado e a previsão é o fim dessa semana. A chegada das vacinas teve reforço na segurança do Base Aérea e escolta com todas as forças de segurança estaduais e federais envolvidas.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:30 Policial fake é preso por extorsão e roubo em esquema de agiotagem
- "Hefesto II" - 18:18 Segunda fase da operação retém itens de luxo de envolvidos
- Combate ao racismo - 17:58 Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo
- Pescado irregular - 17:37 Pescado irregular é apreendido pela PMA em pesqueiro de Sonora
- Campo Grande - 17:17 Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo
- Economia - 16:45 Entenda como vai funcionar a nova Tarifa Social
- Economia - 16:16 Alface e tomate estão mais baratos na CEASA/MS
- Criatividade e diversão - 15:58 Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças
- Rio Brilhante - 15:44 Carro furtado em SP é recuperado com mais de 1 tonelada de drogas
- Diversão no Centro - 15:32 Arraiá do Pátio é festa boa e clique perfeito