Plantão Saúde
Comitê municipal discute estratégias de combate ao Aedes aegypti
Sete bairros e parcelamentos de Campo Grande encontram-se com índices muito altos de dengue
Quarta-feira, 11 Maio de 2022 - 19:37 | Isabela Duarte

O Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 11 de Maio, para discutir o cenário epidemiológico das arboviroses e ações de combate ao Aedes aegypti.
O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, foram apresentados os resultados do Levantamento de Índice Rápido (LiRaa).
Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, lembrou que o Município enfrentou duas epidemias consecutivas de dengue em 2018 e 2019 e que o engajamento de toda a sociedade, juntamente com as iniciativas do Poder Público, foram fundamentais para que houvesse uma redução no número de casos.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, explica que a melhor maneira de se evitar o mosquito Aedes aegypti é eliminando objetos que possam acumular água parada.
”A gente sempre reforçar para a população para que eliminem alguns materiais inservíveis que possam acumular água, como: bandejas de ar-condicionado, calhas, pneus velhos, caixas d’água destampadas, garrafas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto”, comenta.
As ações de rotina têm sido intensificadas, assim como outras estratégias têm sido utilizadas como o programa “Colaborador Voluntário”, que reúne mais de 300 instituições e empresas e o monitoramento da proliferação do mosquito com o uso das chamadas “Ovitrampas”, assim como o projeto Wolbachia que já está presente em 32 bairros da Capital.
Mosquito Zero - no dia 02 de maio a Prefeitura lançou mais uma edição da campanha “Mosquito zero – É matar ou morrer”, que vai percorrer de maneira simultânea as sete regiões urbanas e distritos do Município com ações de manejo e controle do Aedes.
Na 1ª semana de campanha, mais de 14 mil imóveis foram inspecionados e 10 mil depósitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti eliminados.
São cerca de 350 servidores da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (CCEV/SESAU) mobilizados nas ações que acontecem nesta primeira etapa até o dia 14 de maio nos bairros: Guanandi, Jardim dos Estados, Tijuca, Panamá, Novos Estados, Nova Lima, Itamaracá e Rita Vieira.
Dados epidemiológicos - de 01 de janeiro a 10 de maio foram notificados 4.210 casos de dengue e três óbitos provocados pela doença em Campo Grande.
Somente no mês de abril foram 1.697 casos, o que representa quase 50% de aumento em relação ao mês período do ano passado, onde houveram 828 notificações da doença. Os casos de Zika e Chikungunya se mantêm estáveis, com 6 e 42 registros, respectivamente, de 01 de janeiro a 10 de maio de 2022.
Notificações por bairros - sete bairros e parcelamentos de Campo Grande encontram-se com índices considerados muito altos, conforme mapa de notificações da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), referente a semana 13 a 16.
São eles: Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Tiradentes, Cruzeiro, Nova Lima e Novos Estados. Outros 22 apresentam índice alto, 35 moderado, oito baixo e apenas 1 ( Jardim Bela Vista), com nenhuma notificação.
(Com informações de Prefeitura Municipal)
Últimas Notícias
- Varíola dos macacos - 20:15 Anvisa analisa cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos
- Cia de teatro BuZum - 19:54 Espetáculo “Perigo Invisível” estreia em cidades de Mato Grosso do Sul
- Economia - 19:32 Consumo nos Lares Brasileiros encerra o semestre com alta de 2,20%
- Cultura - 19:17 Cia de Dança do Pantanal faz campanha para arrecadar recursos
- Combustível - 18:55 Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras
- Corumbá - 18:32 Programa Bolsa Auxílio à Cultura abre seleção para vagas remanescentes
- Naviraí - 18:14 Vídeo: Pedreiro aciona PMA para resgatar capivara acuada por cães em obra de Naviraí
- Operação 'Anjos da Guarda' - 17:51 Advogada do PCC é transferida para presídio na Capital
- Adolescentes no crime - 17:37 Adolescente é apreendida em Ponta Porã com 31 quilos de maconha
- Oportunidades - 17:03 Atacarejo abre 20 vagas para contratação imediata na Capital