• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Meteorologia

Com máxima de 43°C, Mato Grosso do Sul promete domingo bem ensolarado

O calor intenso em boa parte do Brasil acontece por uma forte massa de ar quente e seca que incide sobre o país

Domingo, 24 Setembro de 2023 - 07:00 | Gabriel Telê Santana


Com máxima de 43°C, Mato Grosso do Sul promete domingo bem ensolarado
(Foto: Luciano Muta)

De acordo com previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) para este domingo, de 24 de setembro, indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade ao longo do dia na maioria de Mato Grosso do Sul. Com umidade relativa do ar deve ficar entre 10% e 20%, que são valores considerados baixos. Ainda assim, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no Estado.

As altas temperaturas resultam da atuação de um bloqueio atmosférico que favorece um calor intenso. Esse bloqueio ocorre devido a um sistema de alta pressão atmosférica que impede o avanço das frentes frias e, aliado ao fenômeno El Nino, amplifica os efeitos da onda de calor.

Ainda conforme o Cemtec, Campo Grande terá mínima de 26°C e máxima de 38°C. Em Dourados, 25°C pela manhã e 41ºC pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 25°C inicialmente e sobem até os 41ºC. No Conesul, Iguatemi registra mínima de 24°C e máxima de 41°C. Em Ponta Porã, valores ficam entre 25°C e 38°C.

Em Corumbá, na região pantaneira, a mínima será de 27°C e máxima de 39°C; Aquidauana terá variação entre 27°C e 42°C. No sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 28°C e atinge os 43°C. No norte, Coxim terá 27°C cedo e alcançará os 41°C ao longo do dia. No Bolsão, Três Lagoas registra 24°C pela manhã e 40°C de tarde.

MS promete domingo bem ensolarado
(Foto: Divulgação/ Governo MS)

El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A palavra El Niño é derivada do espanhol, e refere-se a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  tempo  calor  meteorologia