• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Você já ouviu falar em Lipedema?

Acomete em mais de 12% da população Feminina

Quarta-feira, 05 Julho de 2023 - 11:15 | Juliana Brum


Você já ouviu falar em Lipedema?

Você já ouviu falar em Lipedema? Ele é muito mais comum do que se psosa pensar e muitas mulheres acreditam estar obesas e no caso estão com o lipedema  que é uma doença progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas.

Ela acomete em  mulheres podendo gerar dores ou não, tornar a pele altamente sensivel ou marcar a estética do corpo co mmarcas semelhantes a celulite. Vale ressaltar que também aparece em mulheres magras, não é uma exclusividade de pessoas com excesso de peso e acomete em mais de 12 % da população feminina.

Você já ouviu falar em Lipedema?

É importante que as mulheres conheçam porque devido a estética muitas sofrem e se limitam demais.

Você já ouviu falar em Lipedema?
Andrea Catib especialista no tema

A Nutróloga Dra. Andrea Catib falou um pouco a respeito desta doença que muito pouco é divulgada e pacientes a procuram com este acúmulo localizado. "Exercício físicos, alimentação equilibrada e massagens linfáticas são alguns exemplos de ações que ajudam no tratamento", contou.

Fatores que contribuem com o aparecimento são causas genéticas. "Por ser genética não é possível evitar, mas o que acontece que nas épocas de alteração hormonal pode piorar e uma forma de prevenir estes gatilhos de piora seria controlar a inflamação", detalhou a Nutróloga.

É natural devido a estética ser prejudica as mulheres terem problemas psicológicos com a aparência e por esta razão a Dra. Andrea destaca que se existe uma suspeita de algo errado, procure um médico. "Se tiver qualquer suspeita, não se conforme com um médico que não cohece a doença, procure outros especialistas diante da suspeita e busque de preferência um especialsita no assunto que conheça a doença porque muito dizem que é devido uma consequencia da obesidade, o que pode não ser", explicou Catib.

Nutróloga

A nutrologia é uma especialidade que ganhou reconhecimento mais recentemente, diferente da endocrinologia e até mesmo da nutrição.

Essas últimas tendem a ser melhor compreendidas entre as pessoas, mas a nutrologia parece ocupar um lugar entre elas, e é aí que a dúvida surge.

Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, nutrologia funcional, também chamada de nutrologia médica, é a especialidade da medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.

Especialização que forma o profissional nutrólogo, a nutrologia pesquisa os benefícios e os malefícios dos nutrientes, buscando entender as necessidades orgânicas do ser humano. Com isso, é capaz de prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.

A nutrologia é a especialidade capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados nutrientes.

Gerando Novos Hábitos

Muito do que vivemos depende do nosso ponto de vista e escolhas e diante disso interessadas em percorrer 21 dias cuidando do Corpo, mente e espirito tem a chance de participar da 6 º Edição do GNH (Gerando Novos Hábitos), que contou com o start desta edição em Campo Grande, idealizado pela  Ginecologista Cristã, Simone Giroldi de Oliveira, especialista em longevidade Saudável que deu o ponta pé inicial no Parque das Nações Indígenas no último domingo (2), e que iniciou nesta terça (4), através do googlemeet. Há o link do grupo no whatsapp onde é disponibilziado o link diário.

O programa reúne inúmeras especialistas que vão trazer suas especialidades contribuindo com informação e conhecimento além também de exercícios físicos para ajudar na saúde física.

O programa dura 21 dias, é gratuito e feito através do glooglemeet todas as manhãs 6h ( horário de Brasília). Para fazer parte do grupo e receber informações diárias acesse.

 

SIGA-NOS NO Google News