Geral
'Dancidades': inscrições para oficina sobre acessibilidade vão até dia 12
Com programação gratuita, ´Dancidades´ é um convite para pensar acessibilidade como criação, escuta e gesto de encontro
Domingo, 10 Agosto de 2025 - 14:30 | Redação

Bailarinos, coreógrafos, diretores, arte educadores, gestores, produtores, pessoas com e sem deficiência, têm até a próxima terça-feira (12) para se inscreverem na oficina ´Poéticas da Acessibilidade: Curadoria e Criação em Artes Cênicas´, que integra a 5ª edição do ´Dancidades: Dança e Cidadania´. O projeto está sendo realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, através da Fundação de Cultura de MS (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), Governo do Estado, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com programação em Campo Grande e Dourados, a 5ª edição do ´Dancidades´, idealizado pela Arado Cultural, convida os profissionais da cultura a pensar a fruição das artes pelos públicos com e sem deficiência, desde a concepção da obra/produto artístico até o ´fechar das cortinas´!
Sobre a oficina - Com foco na acessibilidade, a 5ª edição busca reconhecer a multiplicidade de pessoas e com elas, fruir as artes, como artistas e/ou como públicos. Assim, será realizada a oficina ´Poéticas da Acessibilidade: Curadoria e Criação em Artes Cênicas´, com as artistas Soraya Portela e Anita Gallardo, vindas de Parnaíba/Piauí.

A oficina propõe uma reflexão e prática sobre acessibilidade cultural, entendendo-a como um direito fundamental e uma ferramenta de transformação social. A partir do conceito de acessibilidade estética, Soraya e Anita discutem como promover experiências sensíveis, plurais e inclusivas nos espaços culturais, artísticos e educativos. Serão abordadas as dimensões da acessibilidade comunicacional, atitudinal e estética, oferecendo ferramentas teóricas e práticas que ampliam a percepção sobre os modos de criar, comunicar, interagir e construir ambientes acessíveis.
Soraya Portela é artista da cena, coreógrafa, curadora e pesquisadora, desenvolve sua prática a partir de Parnaíba (PI), entrelaçando dança, teatro, música e audiovisual em processos colaborativos e interdisciplinares, especialmente com não artistas. Anitta Gallardo é formada em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes Visuais, com especialização em Arte Terapia, Educação Especial Inclusiva e Estudos contemporâneos em Dança. É propositora do Projeto ÍM.PAR, um conjunto de ações artísticas e educacionais que incentivam a expressividade de pessoas com deficiência intelectual através da Dança e das Artes Visuais como caminho de comunicação e interação com o mundo.
Inscrições são gratuitas! - Em Campo Grande, a turma voltada aos profissionais da cultura terá encontros no dia 15 de Agosto das 18h às 21 horas e, nos dias 16 (sábado) e 17 (domingo), das 8h às 12 horas e, das 14h às 18 horas, na Casa de Cultura (avenida Afonso Pena, 2270, centro).

Para se inscrever na oficina de Campo Grande é preciso preencher um formulário neste link; as inscrições são gratuitas e vão até 12 de Agosto.
E no dia 15 de Agosto, às 19 horas, haverá a apresentação do espetáculo de dança ´Desenho do Tempo´, com Marcos Mattos e Renata Leoni, aberta ao público, na Casa de Cultura.
Mais informações pelo Instagram em @aradocultural!
Últimas Notícias
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF

