• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Varas do Júri de Campo Grande ficam fora do mutirão do CNJ

Unidades judiciais estão rigorosamente em dia com suas pautas de julgamentos

Terça-feira, 04 Novembro de 2025 - 11:00 | Redação


Varas do Júri de Campo Grande ficam fora do mutirão do CNJ
(Foto: Divulgação)
As duas Varas do Tribunal do Júri de Campo Grande — a 1ª Vara, sob titularidade do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, e a 2ª Vara, conduzida pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos — não participarão do Mutirão Nacional de Julgamentos de Processos Relacionados à Temática Racial e de Crimes contra a Vida, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o mês de novembro. O motivo é que ambas as unidades judiciais estão rigorosamente em dia com suas pautas de julgamentos, mantendo regularidade e prioridade na análise de casos dessa natureza ao longo de todo o ano.
 
De acordo com o juiz Aluízio Pereira dos Santos, as Varas do Júri de Campo Grande já priorizam, de forma contínua, o julgamento de crimes graves, como homicídios, feminicídios, racismo e crimes contra policiais. “Estamos rigorosamente em dia com a pauta de julgamentos e não precisamos aguardar datas específicas para priorizar esses processos”, destacou o magistrado.
 
Sobre o mutirão nacional – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, durante todo o mês de novembro, um mutirão nacional de julgamentos de processos relacionados à temática racial e de crimes contra a vida.
 
A iniciativa, anunciada pelo presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, durante a 14ª Sessão Ordinária, integra as ações do Mês da Consciência Negra e tem como objetivo fortalecer a equidade racial e o enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça.
 
Inspirada em experiência exitosa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a ação busca reduzir, em uma primeira etapa, no mínimo 20% do acervo de processos sobre a temática racial, com foco especial em delitos de injúria racial e em demandas envolvendo comunidades quilombolas

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  cnj  mutirao  varas-criminais