Geral
Usar o micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos?
Sábado, 10 Agosto de 2019 - 11:23 | Redação
Esquentar comida ou até mesmo preparar receitas no micro-ondas são coisas que já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, pois contribui para a otimização do tempo da correria do dia a dia. Entretanto, há boatos de que esse eletrodoméstico retira muitos nutrientes dos alimentos.
Segundo especialistas, todo método de cozinhamento resulta na perda de nutrientes, seja no micro-ondas, forno, grelha ou imersão na água. Sendo assim, sempre que um alimento é esquentado, há alguma alteração em sua composição.
Algumas substâncias se perdem no cozimento, enquanto outras ficam mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Portanto, o micro-ondas não provoca uma perda significativa dos nutrientes e, em alguns caso, pode até preservar melhor algumas dessas substâncias.
A temperatura do preparo é uma das questões mais importantes quanto à diminuição dos nutrientes -- quanto mais calor, maior é a perda. Além disso, o tempo de cozimento e a quantidade de líquido usado para cozinhar também devem ser levados em consideração, pois, quanto mais tempo o alimento é cozido, maior é a perda também, assim como quanto menos água, menos nutrientes são perdidos.
O aquecimento no micro-ondas acontece pela interação entre as ondas emitidas pelo aparelho e as moléculas de água presentes nos alimentos -- onde as moléculas absorvem a onda e resultam em calor. Sendo assim, como cozinhar nesse eletrodoméstico requer pouco ou nenhum líquido, a temperatura aumenta de forma mais uniforme e a comida fica pronta mais rapidamente, resultando na pouca perda de nutrientes.
Portanto, não há interferência do micro-ondas quanto à perda de nutrientes. Mas, a maior mudança que o alimento sofre nesse aparelho é em relação à desidratação, visto que as moléculas de água saem da comida durante o processo de ebulição, tornando o prato menos suculento.
Últimas Notícias
- Rio Brilhante - 13:48 Polícia Civil identifica e prende autores de furtos em comércios
- Parceria que aquece vidas - 13:30 Mais de mil peças confeccionadas em penitenciária são doadas a hospital
- Agronegócio - 13:08 Batalhão reduz crimes no campo em 50%
- Licenciamento - 12:29 Começa prazo para licenciar veículos com placa final 6 em Mato Grosso do Sul
- Grande apreensão - 12:00 Vídeo: DOF apreende veículo com cigarros contrabandeados em Dourados
- Ampliação de leitos - 11:50 Justiça atende MPMS e impõe prazo para ampliação de leitos pediátricos
- Prejuízo de R$ 900 mil - 11:25 Condutor é preso com haxixe dentro do tanque de combustível
- Festa regional - 11:10 Festa do Sereno: público volta a lotar recinto com show de Danilo e Davi
- Oportunidades - 10:30 Mulheres de MS podem se inscrever em 5 mil bolsas em tecnologia
- Corumbá - 10:10 Carreta carregada com 25 mil litros de éter etílico é apreendida