• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Usar o micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos?

Sábado, 10 Agosto de 2019 - 11:23 | Redação


Esquentar comida ou até mesmo preparar receitas no micro-ondas são coisas que já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, pois contribui para a otimização do tempo da correria do dia a dia. Entretanto, há boatos de que esse eletrodoméstico retira muitos nutrientes dos alimentos.

Segundo especialistas, todo método de cozinhamento resulta na perda de nutrientes, seja no micro-ondas, forno, grelha ou imersão na água. Sendo assim, sempre que um alimento é esquentado, há alguma alteração em sua composição.

Algumas substâncias se perdem no cozimento, enquanto outras ficam mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Portanto, o micro-ondas não provoca uma perda significativa dos nutrientes e, em alguns caso, pode até preservar melhor algumas dessas substâncias. 

A temperatura do preparo é uma das questões mais importantes quanto à diminuição dos nutrientes -- quanto mais calor, maior é a perda. Além disso, o tempo de cozimento e a quantidade de líquido usado para cozinhar também devem ser levados em consideração, pois, quanto mais tempo o alimento é cozido, maior é a perda também, assim como quanto menos água, menos nutrientes são perdidos.

O aquecimento no micro-ondas acontece pela interação entre as ondas emitidas pelo aparelho e as moléculas de água presentes nos alimentos -- onde as moléculas absorvem a onda e resultam em calor. Sendo assim, como cozinhar nesse eletrodoméstico requer pouco ou nenhum líquido, a temperatura aumenta de forma mais uniforme e a comida fica pronta mais rapidamente, resultando na pouca perda de nutrientes.

Portanto, não há interferência do micro-ondas quanto à perda de nutrientes. Mas, a maior mudança que o alimento sofre nesse aparelho é em relação à desidratação, visto que as moléculas de água saem da comida durante o processo de ebulição, tornando o prato menos suculento. 

SIGA-NOS NO Google News