Geral
Unimed promove evento gratuito sobre amamentação no Agosto Dourado
Evento que acontecerá no dia 1º de Agosto, pretende tirar dúvidas sobre a amamentação
Terça-feira, 30 Julho de 2024 - 18:10 | Redação

No dia 1º de Agosto, a Unimed Campo Grande promoverá a terceira edição do “Amamentar”, evento gratuito e aberto a toda a população. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas deste primeiro período de vida do bebê. A partir das 18h30, a pediatra e cooperada, Dra. Jussara Baptista, esclarece sobre a importância e os desafios deste período tão importante para a mãe e o bebê. Em seguida, profissionais do SOS Unimed abordam "primeiros socorros em bebês".
Para participar, basta clicar aqui. As vagas são limitadas.
“As dúvidas são comuns entre os papais, independentemente de serem de primeira viagem. Com linguagem técnica, mas acessível, queremos ajudá-los com informações precisas e úteis”, explica a enfermeira e responsável pela Linha de Cuidado Gestante, do Programa Viver Bem, Alessandra Silva.
Agosto Dourado - Mãe de gêmeos, Nalyni Conceição Foss Soares explica que, apesar do receio inicial por acreditar que não conseguiria produzir leite por causa da prótese de silicone, conseguiu amamentar exclusivamente durante o primeiro mês de vida, complementando com a fórmula após esse período. Ela conta que técnicas aprendidas por meio de uma consultoria de amamentação ajudaram a amamentar sem dor, evitando fissuras e a ordenhar o leite de maneira a estimular a produção. “O apoio da família também é fundamental nesse período. Enquanto eu amamentava um deles, meu marido oferecia o leite materno na mamadeira para o outro, e sempre tinha uma avó por perto para ajudar no descanso”, conta.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” em alusão à conscientização sobre a importância da amamentação e reforça a iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, conforme indicação da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
A obstetra, Dra. Klíssia Pires Souza, destaca que a amamentação protege a mãe de hemorragia pós-parto e de câncer de mama. Por isso, explica, é fundamental que ela se inicie logo após o parto, já na “golden hour” ou hora de ouro, que é a 1ª hora após o parto. “O leite materno é um alimento completo para o bebê até seis meses de vida, fase em que a amamentação deve ser exclusiva. Além de nutrir o bebê, protege de alergias e infecções, pois é rico em anticorpos. Para alguns, o colostro pode ser considerado a primeira vacina do bebê.” O colostro é um líquido transparente, altamente calórico e rico em proteínas que sai antes da descida do leite. “Além da proteção contra doenças, a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e bebê, trazendo sentimentos de afeto, carinho e proteção.” Klíssia Souza orienta também que o desmame deve ser feito naturalmente, à medida que a criança perca o interesse pelas mamadas e aceite maior variedade de alimentos.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 08:10 UEMS oferta 250 auxílios emergenciais temporários para acadêmicos
- Serviço Judicial - 07:00 Intimação eletrônica de medida protetiva será instantânea em MS
- Economia - 18:10 Indústria de MS registrou 1.536 novas vagas de emprego formal em Janeiro
- População - 17:31 Defensoria e Justiça Federal celebram acordo para atendimentos itinerantes
- Economia - 17:10 Mercado financeiro projeta inflação de 5,68% em 2025
- Saúde - 16:59 Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono, aponta Fiocruz
- Educação - 16:35 Guia sobre uso de telas traz recomendações a pais e professores
- Nacional - 16:12 Campanha alerta sobre uso de álcool e drogas associado à direção
- Saúde - 15:50 Conscientização sobre o HPV destaca a importância da prevenção
- Saúde - 15:32 Incontinência urinária masculina: como identificar e tratar?