Geral
UFMS instala botão do pânico em aplicativo da universidade
Novidade vai socorrer estudantes em situações de risco ou envolvidos em acidente
Segunda-feira, 21 Agosto de 2023 - 10:12 | Redação

O aplicativo Sou UFMS colocou em prática uma nova tecnologia para os estudantes, o botão de pânico. Desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), o sistema registra ocorrências e situações apontadas pelos estudantes e, automaticamente, alerta a equipe de Segurança sobre o local da ocorrência. A novidade foi implantada como parte das comemorações dos 44 anos da Universidade.
Para a vice-reitora Camila Ítavo, que é presidente do Comitê de Governança Digital, o botão de pânico é uma inovação digital que amplia o cuidado com a comunidade universitária e está disponível em todos os câmpus. “Além do aplicativo Sou UFMS, já foram instalados botões de pânico em todos os ecopontos de ônibus e ainda nos banheiros acessíveis. Essa é uma experiência inovadora, que faz diferença no cuidado das pessoas, que são a nossa maior riqueza”, disse.
“Criamos o botão de pânico para que os estudantes que estiverem em situações de risco, ou envolvidos em algum acidente ou incidente, ou ainda que visualizem alguma atitude suspeita dentro das dependências da UFMS”, explica o diretor da Agetic, Luciano Gonda. Como é realizado o registro da ocorrência por geolocalização, o estudante precisa estar na Universidade para ser atendido. Do contrário, receberá uma mensagem pelo App que ele está fora do ambiente da UFMS.
Para acionar o botão de pânico no aplicativo, o estudante precisa estar logado, com o seu passaporte. O sistema desenvolvido pela Agetic também permite a identificação da pessoa que aciona o botão e por isso a expectativa é que o número de trotes e alarmes falsos seja pequeno.
“Há também a necessidade de entendimento das pessoas sobre o acionamento do botão de pânico, para garantir o correto atendimento às situações realmente necessárias”, enfatiza o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros. Ele explica ainda que se a pessoa apertar o botão sem a intenção, o sistema permite que ela cancele o chamado.
(Com informações da assessoria de imprensa da UFMS)
Últimas Notícias
- Museus - 15:07 Sistema de Museus amplia cadastro e fortalece rede de memória em MS
- Tentativa de homicídio - 14:57 Mulher escapa de "tribunal do crime" e quatro são presos em MS
- Nova Andradina - 14:32 Sobrevivente do acidente na MS-480 recebe alta de hospital
- Pescaria - 14:00 Aos 13 anos, menino pesca super pintado em MS
- Economia - 13:50 Agência da Energisa abre neste sábado para negociação de contas em atraso
- Oportunidades - 13:31 Cursos gratuitos de idiomas em MS
- Inovação - 13:00 Pecuária de MS avança com ciência e sustentabilidade
- Legislativo - 12:19 ALEMS aprova campanha de conscientização sobre climatério e menopausa
- Direitos - 11:55 MPMS firma acordo para agilizar resposta a denúncias do Ligue 180
- Educação - 11:37 Confira cinco dicas essenciais para a reta final para o Enem

