• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

MPMS firma acordo para agilizar resposta a denúncias do Ligue 180

Parceria entre o Ministério Público, o Governo do Estado e o Ministério das Mulheres busca padronizar e garantir proteção às vítimas

Sexta-feira, 24 Outubro de 2025 - 11:55 | Sandra Salvatierre


MPMS firma acordo para agilizar resposta a denúncias do Ligue 180
A medida estabelece um regime de colaboração entre o MPMS, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a Secretaria da Cidadania, com o objetivo de padronizar o fluxo de recebimento, resposta e monitoramento das denúncias. (Foto: Decom|MPMS).

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Ministério das Mulheres e o Governo do Estado firmaram um acordo de cooperação técnica para aprimorar o atendimento às denúncias de violência de gênero recebidas pela Central Ligue 180. O termo, com duração de dois anos, será executado sem repasse de recursos e sem cessão de servidores.

 

A medida estabelece um regime de colaboração entre o MPMS, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a Secretaria da Cidadania, com o objetivo de padronizar o fluxo de recebimento, resposta e monitoramento das denúncias. O acordo prevê ainda prazos definidos, capacitação técnica das equipes e a alimentação de um banco de dados nacional, ações voltadas à resolutividade dos casos e à proteção de grupos vulneráveis.,

 

Números da violência

De acordo com informações do Ministério das Mulheres, mais de 99 mil denúncias de violência contra mulheres foram registradas pela Central Ligue 180 em todo o país até agosto de 2025.
Em Mato Grosso do Sul, o serviço contabilizou 1.422 ligações, sendo 813 feitas pelas próprias vítimas e 461 por pessoas anônimas.

Criado para acolher, orientar e encaminhar denúncias, o Disque 180 é um serviço nacional, gratuito e confidencial, operado pelo Ministério das Mulheres. Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e representa uma das principais portas de entrada no enfrentamento à violência de gênero no Brasil.

 

SIGA-NOS NO Google News