Geral
Três Lagoas registra o 1º caso de Chikungunya
Quinta-feira, 07 Março de 2019 - 11:00 | Redação
O primeiro caso de Chikungungya em Três Lagoas em 2019 foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município. A vítima foi uma mulher de 49 anos que estava internada com suspeita da doença. O caso tinha sido notificado como suspeita em fevereiro e no dia 1º de março veio a confirmação através de exames laboratoriais.
Segundo informações divulgadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS de Três Lagoas, no ano passado, foram registrados seis casos positivos da doença que tem o Aedes aegypti também como vetor.
No acumulado de 2018, em Três Lagoas, houve seis casos positivos de Chikungunya, ocorridos no Jardim Violetas, Jardim das Acácias, Jardim Novo Ipanema, Vila Piloto, Residencial Montanini e no Bairro Interlagos.
Como acontece em todos os casos notificados suspeitos de Chikungunya, a equipe de Agentes de Endemias do Setor de Endemias e Controle de Vetores desloca-se para a localidade onde houve essa ocorrência, para as ações imediatas que se tornam necessárias.
“Além do bloqueio químico, a equipe de Agentes de Endemias intensifica, de casa em casa, as ações de busca ativa de localização e eliminação de criadouros e também de orientações às famílias para que mantenham limpos seus quintais e o interior de suas residências”, informou o coordenador do Setor de endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira.
Conforme divulgado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, em 2016, foram notificados 13 casos suspeitos de Chikungunya e apenas um caso foi confirmado como positivo. Em 2017, foram notificados 17 casos suspeitos e todos os exames laboratoriais comprovaram ser casos negativos da doença.
DOENÇA REUMÁTICA
A Chikungunya, como têm alertado os especialistas de Saúde, pode desencadear séria e grave doença reumática crônica, porque uma das hipóteses, defendidas pelas autoridades da Saúde, é a de que esse vírus, transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti, “se aloja” na estrutura que recobre as articulações, estimulando o processo inflamatório e até degenerativo.
Os sintomas da doença variam de agudo a subagudo ou crônico, considerado o mais grave e o mais agressivo, que pode levar até à invalidez do paciente, impossibilitando-o de locomoção e atividades físicas e laborais.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF

