Geral
Três Lagoas ganha novo equipamento para zerar fila de exames oftalmológicos
Nova tecnologia não só permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos e tem um objetivo claro: zerar as filas de espera para exames oftalmológicos
Sexta-feira, 22 Agosto de 2025 - 14:35 | Redação

A Prefeitura de Três Lagoas (MS) deu um passo decisivo para transformar a saúde ocular no município com um investimento de R$ 436.000,00, através de repasse do Ministério Público do Trabalho (MPT), na aquisição de um moderno aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT). A nova tecnologia não só permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos, mas tem um objetivo claro: zerar as filas de espera para exames oftalmológicos.
Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a espera por alguns procedimentos é um grande desafio, pois há pacientes que aguardam por uma retinografia desde agosto de 2023, com uma fila de 420 pessoas e uma capacidade de atendimento de apenas 25 por mês. A situação da paquimetria é ainda mais crítica, com 70 pacientes aguardando desde maio de 2023, sem um prestador para realizar o exame.

Segundo a secretária da pasta, Juliana Salim, “com o novo equipamento, a gestão busca melhorar essa barreira, afinal com ele é possível fazer quatro exames por hora e, com isso, a meta é que exames como OCT, retinografia e paquimetria possam ser realizados no ato da consulta, integrando diagnóstico e atendimento em um único dia.”
Deste modo, é possível acaba com a angústia da espera, mas também permite que tratamentos para doenças oculares graves, como glaucoma e retinopatia, comecem muito antes, preservando a visão.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Educação - 12:19 Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal
- Nova Andradina - 11:54 Pavimentação da Estrada Municipal NA-18 em Nova Andradina
- Educação - 11:30 UEMS abre inscrições para transferência externa em cursos presenciais de graduação
- Saúde - 11:00 Três Lagoas amplia distribuição de novos preservativos pelo SUS
- Vegetação - 10:55 MPMS fiscaliza cumprimento de TAC para recuperar áreas degradadas em Ponta Porã
- Pecuária - 10:30 Frente do Leite adia reunião e reforça debate sobre logística no estado
- Maternidade Cândido Mariano - 10:10 Morte de bebê completa uma semana
- Danúbio Azul - 09:55 Polícia prende dupla que usava motorista de APP para entrega de drogas na Capital
- Vida Nova - 09:36 Carros batem e um capota em cruzamento