Geral
Três Lagoas alerta para a dengue e chikungunya com a chegada das chuvas
Além da dengue, que circula com os três sorotipos, cidade registra aumento no número de casos de chikungunya
Terça-feira, 14 Outubro de 2025 - 11:39 | Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população sobre o aumento no número de casos de dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do período de chuvas, a proliferação do mosquito tende a aumentar, mas a população deve lembrar que o risco permanece mesmo durante a seca, já que o mosquito está presente o ano inteiro.
Além da dengue, que circula com os três sorotipos (Den 1, Den 2 e Den 3), a cidade também tem registrado um aumento no número de casos de chikungunya. Ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes, como febre, dores no corpo e erupções cutâneas, mas a chikungunya é especialmente marcada por intensas dores nas articulações, que podem durar semanas ou até meses.
Embora o período de chuvas favoreça o acúmulo de água e a proliferação do mosquito, a prevenção deve ser uma atitude contínua. A população deve eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências e comércios, como pneus, garrafas, vasos de plantas e outros objetos que acumulam água.
Além disso, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito, com mutirões de limpeza e visitas às residências. No entanto, a colaboração de todos é fundamental para o sucesso dessas ações.
Sintomas e cuidados - Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, é importante procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação médica.
Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193.
Últimas Notícias
- Saúde - 15:35 II Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul
- Oportunidades - 15:05 JBS anuncia 268 novas vagas de emprego em MS
- Sejusp - 14:51 Carreta da Saúde volta a Dourados com atendimentos gratuitos
- Proteção - 14:39 Projeto cria sistema de alerta imediato para desaparecimento de crianças
- Campo Grande - 14:19 Acusado pela morte da jovem Kamylla é capturado um ano após o crime
- Justiça - 13:55 STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista
- Cultura - 13:32 Espetáculo com equipe majoritariamente feminina estreia na Capital
- Oportunidades - 13:00 Emprega CG tem duas edições nesta semana
- Prevenção - 12:17 Campanha do Humap-UFMS avalia a cultura de segurança do paciente
- Créditos Tributários - 11:59 Governo de MS amplia regras para negociação de dívidas tributárias