Geral
Campanha do Humap-UFMS avalia a cultura de segurança do paciente
Iniciativa busca identificar oportunidades de melhoria nos serviços
Terça-feira, 14 Outubro de 2025 - 12:17 | Redação

A cultura de segurança está diretamente ligada à cultura organizacional das instituições de saúde. Um ambiente assistencial é considerado seguro quando seus profissionais confiam na qualidade do cuidado prestado, valorizam práticas seguras e adotam comportamentos orientados à prevenção de danos aos pacientes.
O fortalecimento dessa cultura é reconhecido mundialmente como um dos pilares fundamentais para a oferta de cuidados de excelência. Para isso, é necessário adotar medidas eficazes que minimizem riscos e evitem a ocorrência de eventos adversos.
Segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a avaliação da cultura de segurança é uma ferramenta indispensável para identificar atitudes, comportamentos e percepções sobre o tema dentro das instituições de saúde. No Brasil, essa prática também é prioridade do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
Seguindo essa orientação, a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Ebserh, iniciou a aplicação de um questionário elaborado pelo Grupo de Pesquisa QualiSaúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As respostas coletadas servirão de base para identificar pontos de melhoria e consolidar práticas já existentes em prol da segurança do paciente.
Para estimular a participação, foi realizada nesta semana a primeira Blitz da campanha, com o objetivo de sensibilizar os profissionais da instituição, esclarecer dúvidas e reforçar a importância da avaliação. A ação ocorreu na última quinta-feira (2).
Segundo Gabriela Rodrigues Alves, da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, o início da iniciativa foi promissor: “A campanha vai até dezembro. Já tivemos quase 20% de respostas da nossa meta e, mesmo sendo a primeira ação, o impacto foi bastante positivo.”
A campanha seguirá até o fim do ano, e a adesão dos profissionais é considerada fundamental para garantir diagnósticos precisos e a construção de um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e trabalhadores.
Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Últimas Notícias
- Ceasa - 16:31 Preço de frutas caem, mas batata-doce dispara na Ceasa/MS
- Emprego - 16:05 MS Florestal lança programa inédito com contratação imediata em MS
- Meio Ambiente - 15:52 Casal de sabiás alimenta filhotes em ninho embaixo de ar-condicionado na TVMS
- Saúde - 15:35 II Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul
- Oportunidades - 15:05 JBS anuncia 268 novas vagas de emprego em MS
- Sejusp - 14:51 Carreta da Saúde volta a Dourados com atendimentos gratuitos
- Proteção - 14:39 Projeto cria sistema de alerta imediato para desaparecimento de crianças
- Campo Grande - 14:19 Acusado pela morte da jovem Kamylla é capturado um ano após o crime
- Justiça - 13:55 STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista
- Cultura - 13:32 Espetáculo com equipe majoritariamente feminina estreia na Capital