Geral
TJMS promove cultura entre adolescentes em medida socioeducativa
Meninas internadas tiveram a oportunidade de visitar o Bioparque Pantanal
Quarta-feira, 17 Julho de 2024 - 11:53 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) está participando ativamente do evento III Caminhos Literários, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste mês de julho. A iniciativa conta com o apoio do presidente do TJMS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, que ressalta a importância destas ações para o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
A Coordenadoria das Varas de Execução de Medidas Socioeducativas (COVEMS) do TJMS tem coordenado a participação do tribunal no evento. Na última sexta-feira, dia 12 de julho, a Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã e a Unidade de Internação Masculina Novo Caminho, ambas de Campo Grande, ofereceram atividades culturais para as meninas e meninos.
As meninas internadas tiveram a oportunidade de visitar o Bioparque Pantanal, ficando impressionadas com a estrutura e os animais do local. Já os adolescentes da Unidade de Internação Novo Caminho participaram de uma tarde de jogos de tabuleiro, conduzida por um voluntário da COVEMS. A atividade estimulou a criatividade e a capacidade de encontrar soluções criativas.
De acordo com a desembargadora Elizabete Anache, supervisora da COVEMS, "a visita ao Bioparque Pantanal foi uma oportunidade única para as adolescentes internadas, proporcionando um contato direto com a biodiversidade do nosso estado e incentivando o interesse pela preservação ambiental". Ela também destacou que "é fundamental que as atividades socioeducativas ofereçam experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social desses jovens, ampliando seus horizontes e possibilidades futuras".
Na abertura do evento Caminhos Literários III, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso, ressaltou a importância da cultura na socioeducação. "O Estado deve garantir a todos o pleno exercício do direito cultural, acesso às fontes da cultura nacional, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. Em relação ao público adolescente, compreendo que fomentar e garantir o direito à cultura no sistema socioeducativo vai ao encontro dos objetivos da Constituição, fortalecendo práticas cidadãs de adolescentes e ampliando as suas possibilidades de participação social", afirmou.
A programação do evento Caminhos Literários III segue nesta semana e inclui apresentações artísticas produzidas pelos próprios adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Toda a programação nas unidades de internação de Mato Grosso do Sul está sendo acompanhada pela assessora técnica da COVEMS, Ana Maria Assis de Oliveira, e pela técnica estadual do CNJ, Samara Monteiro.
Para conhecer a programação completa do evento Caminhos Literários III, acesse o site do CNJ: https://www.cnj.jus.br/agendas/3o-caminhos-literarios-no-socioeducativo-pelo-direito-a-cultura/
(Fonte: Assessoria de imprensa do TJMS)
Últimas Notícias
- Educação profissionalizante - 18:18 Funtrab e Instituto PROA oferecem qualificação gratuita para jovens do MS
- Educação - 17:42 Acadêmica da UFGD representará MS em simulação da União Europeia
- Arte - 17:17 Sabores Sem Fronteiras chega a Corumbá em nova etapa de captações
- Obras - 16:48 Mão de obra prisional renova calçamento de prédio da segurança pública
- Nacional - 16:16 Saiba como é o novo teste do SUS para detectar câncer do colo do útero
- Nacional - 15:52 Seis golpes digitais antigos, mas que as pessoas ainda caem
- Economia - 15:17 Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo sobre descontos no INSS
- Economia - 14:50 Servidor público pode ter direito a mais dinheiro no 13º e nas férias
- Literatura - 14:14 Especialista em leitura dá dicas para ter foco e vencer as distrações digitais
- Congresso - 13:50 Projeto de lei cria títulos de crédito para financiar educação e inovação