Geral
TJMS oferece programa de superendividamento aos consumidores
Cejusc atende pessoas que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo necessário para a sobrevivência
Quinta-feira, 13 Março de 2025 - 13:00 | Redação

Nesta Semana do Consumidor, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está divulgando os serviços do Poder Judiciário estadual que visam auxiliar a população na solução de conflitos nas relações de consumo. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Superendividamento atende pessoas que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo necessário para a sobrevivência, classificadas como superendividadas.
A ação é voltada ao atendimento de cidadãos devedores de boa-fé, incluindo idosos e servidores públicos. Com a ajuda dos profissionais do Cejusc Superendividamento, é possível elaborar um plano de pagamento, com prazo de até cinco anos para quitação dos débitos, e negociá-lo junto às empresas credoras. Além disso, há apoio por meio de oficinas de prevenção ao endividamento e preparação para a sessão de conciliação, realizadas em parceria com o Poder Judiciário de MS e a Faculdade Insted, que fornece equipe multidisciplinar de apoio.
A disponibilização desse serviço é realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec) do TJMS, com base na Lei nº 14.181/21, conhecida como Lei do Superendividamento, que alterou e introduziu diversos dispositivos ao Código de Defesa do Consumidor.
Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados à população pelo Poder Judiciário de MS, em cooperação com diversas instituições públicas e privadas. Isso inclui desde as oficinas de superendividamento até as audiências de conciliação pré-processuais e os grupos reflexivos.

O serviço é voltado para consumidores maiores de 18 anos que não consigam quitar suas dívidas, tendo sua renda comprometida, o que prejudica seus gastos essenciais.
Serviço – Os consumidores interessados podem acessar o portal do Tribunal de Justiça. Nesse espaço, há um formulário a ser preenchido, e alguns documentos serão solicitados. Posteriormente, o Cejusc Superendividamento fará contato para dar continuidade aos procedimentos.
Além disso, é possível obter informações pelo telefone (67) 3317-3997, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente em um dos dois endereços:
- Cejusc Nupemec: Rua Raul Pires Barbosa, 1503 (Chácara Cachoeira), Campo Grande.
- Cejusc Associação Comercial: Rua 15 de Novembro, 390 (Centro), Campo Grande
(Fonte: TJMS)
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 15:35 Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal
- Oportunidade - 15:00 Funsat promove “Feira Campo Grande em Ação” com mil vagas e certificados
- Corumbá - 14:57 Operação reprime crime de corrupção e usurpação de função pública
- Polícia Federal - 14:26 Operação combate crimes com dinheiro do SUS
- Política - 14:05 Bolsonaro pede a Moraes autorização para realizar exames médicos
- Enamed - 13:50 Começa prazo para recurso sobre atendimento especializado
- Saúde Pública - 13:32 CCZ oferece cadastro para castração no Circuito da Saúde
- Saúde - 13:00 Censo iniciado em MS busca conhecer trabalhadores do SUS
- Justiça - 12:19 Advogados de Bolsonaro têm até quarta para entregar defesa ao STF
- Cidadania - 11:54 Defensoria Pública de MS lança cartilha sobre abordagem policial