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TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas

Facilitadores vão atuar em círculos de construção de paz, metodologia pedagógica que busca prevenir conflitos

Sábado, 13 Setembro de 2025 - 16:55 | Redação


TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
(Foto: Divulgação)
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial (Ejud-MS) e em parceria com o Governo do Estado e o município de Campo Grande, realizou o curso de Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa nas escolas, voltado para profissionais da educação.
 
O curso, em formato semipresencial, contou com 40 horas de carga horária e reuniu educadores no auditório da Ejud-MS, além de encontros virtuais síncronos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A formação tem como finalidade capacitar facilitadores de Círculos de Construção de Paz, metodologia pedagógica que busca prevenir conflitos e fortalecer vínculos no ambiente escolar.
 
As atividades presenciais foram conduzidas pelas docentes Valquíria Rédua da Silva e Maria Alice Motta, profissionais com ampla experiência em Psicologia e Justiça Restaurativa. Durante os três dias iniciais, os participantes vivenciaram práticas, dinâmicas e reflexões sobre temas como conflito e violência, práticas restaurativas, comunicação não-violenta e o papel do facilitador no planejamento de círculos.
 
Mais do que propor soluções pontuais para situações de conflito, o curso busca consolidar um paradigma restaurativo nas escolas, baseado na responsabilização consciente, na reparação de danos e no fortalecimento da comunidade escolar.
 
A iniciativa está alinhada à Resolução nº 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional de Justiça Restaurativa no Poder Judiciário, e ao Termo de Cooperação Técnica nº 02.019/2021, firmado entre o CNJ, Ministério da Educação e instituições parceiras.
 
De acordo com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS, a formação de facilitadores contribui para a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar, estimulando práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras, que privilegiam o diálogo, a escuta ativa e a corresponsabilização.
 
O curso terá continuidade com encontros virtuais em setembro e outubro, garantindo aos participantes a certificação emitida pela Ejud-MS, mediante cumprimento dos requisitos estabelecidos

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