Geral
TJMS e Fiems firmam parceria pela meta de emissão zero de carbono em MS
Acordo visa reduzir emissões e promover eficiência energética no estado
Terça-feira, 30 Setembro de 2025 - 12:19 | Redação

No dia 26 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu um passo significativo em direção à sustentabilidade. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade, o órgão recebeu a apresentação de um programa que busca incorporar práticas ambientais da indústria ao setor público, com a meta de alcançar emissão zero de carbono.
Durante o encontro, o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destacou a importância de engajar o setor público na agenda ESG e na transição energética. “A Fiems já leva essa cultura às indústrias, mas percebeu a importância de incluir o setor público nesse movimento. O envolvimento do TJMS mostra que é possível unir forças para transformar realidades”, afirmou.
O presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, avaliou a parceria como um avanço. “Já temos ações em andamento, mas agora, com o apoio técnico da Fiems, vamos intensificar esse trabalho para alcançar a neutralidade de carbono. A ideia é buscar certificação que colocará o Tribunal entre os destaques nacionais. Mais do que prêmios, queremos construir um futuro sustentável para todos”, disse.
A proposta da Fiems é que o TJMS adote o Programa ESG-Fiems, que orienta e apoia empresas do Estado na adoção de práticas sustentáveis. Fundamentado em diretrizes internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o programa oferece um sistema robusto de análise e validação das ações de sustentabilidade. O TJMS já segue diversas diretrizes sobre o tema, orientadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o programa da Fiems chega para fortalecer e ampliar essas iniciativas.
Inicialmente, a parceria será implementada por meio de um diagnóstico realizado pela equipe da Fiems, que avaliará os requisitos de sustentabilidade do Tribunal. A partir disso, será dado mais um passo na promoção de práticas sustentáveis, envolvendo servidores e colaboradores em hábitos de responsabilidade socioambiental, como economia de energia, redução de emissão de carbono e ações que minimizem impactos ambientais.
A iniciativa inclui diagnósticos de sustentabilidade, engajamento de servidores e desenvolvimento de estratégias ambientais voltadas à redução de impactos ecológicos. O acordo sinaliza um novo momento para o setor público em Mato Grosso do Sul, que assume protagonismo na construção de um Estado mais verde, alinhado às melhores práticas globais.
Entre as ações previstas está um programa de incentivo ao consumo consciente de energia, com desconto de 20% na fatura elétrica para colaboradores, terceirizados e policiais militares que atuam no TJMS.
Participaram da reunião, além do presidente do Tribunal de Justiça, os juízes Eduardo Eugênio Siravegna e Joseliza Alessandra Vanzela Turine, auxiliares da Presidência; Alexandre Antunes e Simone Nakamatsu, auxiliares da Vice-Presidência; Helena Alice Machado Coelho, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça; a diretora-geral do TJMS, Christiane Teresa Padoa Letteriello; e diretores de secretaria do Tribunal.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:10 Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito
- Campo Grande - 17:52 Caminhoneiro é preso com 150 mil maços de cigarros do Paraguai
- Dourados - 17:30 PC realiza reconstituição de tentativa feminicídio em Dourados
- Dourados - 17:07 Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor
- Condenação - 16:50 TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica
- Economia - 16:31 Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026
- Defensoria Pública - 16:06 Homem absolvido retira tornozeleira usada de forma ilegal
- Assessor - 15:54 1ª Vara Cível de Costa Rica abre processo seletivo para vaga de assessor de magistrado
- Dourados - 15:30 Empresário cai em golpe e perde quase R$ 30 mil
- Atendimento - 15:08 Tribunal de Justiça de MS suspende expediente no dia 8 de dezembro

