Geral
TJ promove webinário sobre direitos das crianças e adolescentes indígenas
Evento objetiva capacitar participantes para a promoção da proteção integral das crianças e adolescentes
Sexta-feira, 18 Abril de 2025 - 14:45 | Redação

No dia 23 de Abril, a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude, realizará um webinário destinado a magistrados e servidores. A formação será das 14 horas às 16h30 e terá o tema “Infâncias Plurais: O papel do sistema de justiça na proteção das crianças e jovens indígenas – panorama internacional e regional ‘o caso dos Guarani e Kaiowá'”.
O webinário objetiva a capacitação dos participantes para a promoção da proteção integral e o respeito às especificidades culturais e sociais das crianças e adolescentes indígenas. Para isso, as palestras abordarão os direitos em bases nacional e internacional sobre o tema, os cuidados alternativos para crianças Guarani e Kaiowá afastadas da família, pensando no pluralismo jurídico, além de proporcionar reflexões sobre a importância da proteção desses direitos.
Estarão presentes como palestrantes o professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), Assis da Costa Oliveira, a juíza de Direito da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, e a antropóloga indígena Lúcia Pereira, da etnia Kaiowá e membro da Grande Assembleia das Mulheres Guarani Kaiowá.
A formação ocorrerá por meio da plataforma virtual Microsoft Teams e do canal da Ejud-MS no Youtube, com carga horária de duas horas e meia.
Para garantir que os participantes compreendam os principais procedimentos no tratamento de adolescentes e jovens indígenas no caso de apreensão, de representação em processo de apuração de ato infracional ou de cumprimento de medida socioeducativa, o webinário promove uma experiência de aprendizagem dinâmica, interativa e objetiva, com espaço para perguntas no final.
Últimas Notícias
- Economia - 17:00 Na Capital, 80% dos comerciantes firmaram acordo para abrir neste feriado
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran informa interdições para esse 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio
- Nacional - 15:52 Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE
- Operação "Protetor" - 15:32 Condutor é preso com contrabando entre sementes de girassol
- Esgoto - 15:15 De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral
- Campo Grande - 14:52 Condutor bêbado é mantido preso após matar criança de 7 anos
- Educação - 14:39 UFGD reserva 76 vagas para pessoas com deficiência no Vestibular 2026
- Solidariedade - 14:15 Grupo Pereira promove ação social em prol do Asilo São João Bosco