Geral
Em apenas 24h, MS registra mais de 1,1 milhão de raios
MS está entre os quatro estados brasileiros com maior incidência de raios
Segunda-feira, 03 Novembro de 2025 - 15:30 | Redação

Mato Grosso do Sul recebeu, apenas nesse fim de semana, 1.168.367 de descargas atmosféricas com ventos em velocidade que chegou perto dos 140 km/h. Entre o sábado (1) e o domingo (2) a temperatura despencou de 35ºC para 19ºC, com o acumulado de 11 milímetros de chuva. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e NetClima. Apenas na Capital foram registrados 9.182 raios.
Na sexta-feira (31) a Energisa MS chegou a emitir nota alertando sobre a previsão do tempo e a severidade indicada pelo Centro de Monitoramento e NetClima, o que acabou se confirmando com a queda, inclusive, de granizo em algumas regiões.
Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) revelam que o Brasil é o país que mais recebe descargas atmosféricas no mundo e que o Mato Grosso do Sul está entre os quatro estados brasileiros com maior incidência de raios.
O gerente de operações da Energisa MS, Helier Fioravante, explica ainda que essa alta incidência de raios demonstra como a região está sujeita a eventos climáticos extremos e reforça: “A Energisa tem se preparado cada vez mais para atuar de maneira eficiente durante essas tempestades, que devem se intensificar até o fim do verão”, comentou.
Preocupados em restabelecer 100% das unidades consumidoras em todo o Mato Grosso do Sul, a Energisa MS, que acionou seu plano de contingência climática tão logo a severidade se apresentou, está atuando de forma ininterrupta nos locais mais impactados pela adversidade climática. Fioravante alerta: “ao ver situação de risco, como cabos e postes caídos, não se aproximem e comuniquem de imediato a Energisa através dos nossos canais de atendimento”.
A Energisa reforça que segue atuando nas cidades da região centro-sul, onde se concentram a maioria das ocorrências, com equipes na região identificando possíveis novos danos e realizando os reparos para restabelecer o fornecimento de energia para todos.
A Distribuidora orienta: mantenha-se em local seguro, desligue os aparelhos da tomada e, caso observe objetos na rede elétrica ou cabos rompidos, não se aproxime. Caso precisem, os clientes podem entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento, como Aplicativo Energisa On, site energisa.com.br, WhatsApp Gisa (67) 99980-0698 ou no 0800 722 7272. Profissionais qualificados serão enviados ao local para realizar o atendimento com segurança.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

