Geral
TJ participa da Semana da Pauta Verde com audiências em ações ambientais
Iniciativa será coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e da Justiça Restaurativa
Segunda-feira, 21 Julho de 2025 - 10:30 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul participará da Semana da Pauta Verde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a realização de uma pauta concentrada de audiências de conciliação em processos relacionados ao meio ambiente. A iniciativa ocorrerá entre os dias 18 e 21 de Agosto, conforme disposto na Portaria nº 8/2025, publicada no Diário da Justiça de 11 de Julho.
A ação será coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec), sob coordenação-geral do desembargador José Ale Ahmad Netto, que organizará a pauta com base na relação de processos encaminhados pelo desembargador Alexandre Lima Raslan, coordenador do Grupo de Meio Ambiente do TJMS. O objetivo é promover a solução consensual de conflitos ambientais em tramitação nas comarcas do Estado, utilizando métodos que priorizam o diálogo entre as partes envolvidas.
As audiências serão realizadas no período matutino, de forma presencial, nas dependências do Nupemec, em Campo Grande, e também por videoconferência, por meio da plataforma Microsoft Teams. A convocação dos conciliadores, bem como a definição das datas e horários das audiências, ficará a cargo do Nupemec, que encaminhará a pauta às varas competentes.
As partes e os advogados dos processos incluídos na pauta serão intimados por meio de publicação no Diário da Justiça. Para a realização das audiências, os conciliadores do Nupemec, devidamente capacitados e inscritos no Cadastro Estadual de Mediadores e Conciliadores Judiciais, atuarão na condução dos trabalhos.
Em caso de composição de acordo entre as partes, os termos serão submetidos à homologação judicial pelo magistrado titular da Vara onde tramita o processo. Já nas hipóteses de não acordo ou ausência de comparecimento, o processo será encaminhado para análise posterior.
Com essa iniciativa, o TJMS contribui para o fortalecimento de uma cultura de pacificação social e promoção da sustentabilidade, ao incentivar a resolução dialogada de conflitos que impactam o meio ambiente e a coletividade.
(Fonte: Assessoria de imprensa do TJMS)
                Últimas Notícias
- Trânsito seguro - 09:47 Radares educativos começam a operar
 - Vila Morena - 09:30 Capital recebe Munhoz & Mariano em show gratuito
 - Saúde - 09:04 Hemosul pede apoio para estoque de plaquetas e sangue A+ e O+
 - Contrabando - 08:55 Três homens são presos por contrabando no Jardim Campo Alto
 - Morte no trânsito - 08:35 Motociclista "rampa"quebra-molas e morre
 - Ponta Porã - 08:10 Corpo com cabeça e braço enterrados é encontrado em Ponta Porã
 - Maracaju - 07:45 Suspeito passou horas usando crack
 - Oportunidades - 07:34 Funsat atende normalmente e oferta 1.263 vagas de emprego nesta terça
 - Ponta Porã - 07:15 Acidente mata três pessoas e deixa um ferido na MS-164 em Ponta Porã
 - Regularização fundiária - 07:00 20 mil famílias moram em 62 favelas
 

