Geral
Tereré é declarado Patrimônio Imaterial e Cultural de MS
Em 2020, bebida, foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO
Sábado, 01 Julho de 2023 - 11:33 | Redação

O Decreto Legislativo que declara o Tereré como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul foi aprovado. Bebida tem importância histórica, cultural e social para os habitantes do Estado. Decreto Legislativo nº 15/2023 é de autoria do deputado estadual Junior Mochi e teve aprovação na quinta-feira, dia 29.
“Ao transformar algo em Patrimônio Cultural e Imaterial, você reconhece que isso faz parte do cotidiano e não tem nada mais característico do nosso dia a dia do que o Tereré, eu falo que depois da água, é a bebida que nós mais consumimos. As questões que se tornam Patrimônio são os nossos costumes, a valorização das nossas raízes, da nossa história e eu quero dizer que a partir de hoje, o Tereré é Patrimônio Cultural e Imaterial de MS”, falou Mochi.
O Tereré é uma bebida típica do Paraguai e em 2020 foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), conquistado pelo próprio país. “Eu pesquisei e vi que havia um Decreto do Governo reconhecendo o Tereré de Ponta Porã como Patrimônio Cultural e Imaterial, então tomei iniciativa de apresentar o Projeto, para nos apropriarmos disso”, ressaltou o parlamentar. Ao reconhecer a bebida como Patrimônio Imaterial e Cultural de Mato Grosso do Sul, a identidade do Estado também é reconhecida.
(Informações da assessoria de imprensa do Junior Mochi)
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 19:00 Com itens de contrabando, 24 veículos são apreendidos em operação
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel