Geral
TAC prevê contratação de estagiários para fim da greve na educação infantil
Sexta-feira, 21 Fevereiro de 2020 - 13:20 | Redação
Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado na manhã desta sexta-feira (21) prevê que a Prefeitura de Dourados faça contratação emergencial de estagiários para atuarem como auxiliares educacionais nos Ceim’s (Centros de Educação Infantil do Município). Essas unidades terão as aulas suspensas na próxima semana e os educadores devem avaliar a possibilidade de fim da greve.
Esses termos constam na ata da reunião realizada hoje no MPE-MS (Ministério Público Estadual). Intermediada pelo promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, contou com a presença de representantes dos dois lados, entre eles o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, e o presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), Juliano Meneghetti Mazzini.
Conforme o documento, a convocação dos novos auxiliares educacionais deve ser feita até o próximo dia 28. Serão chamados para apresentação de documentação e assinatura de contrato, em caráter emergencial, todos os estagiários aprovados no processo seletivo realizado em 2019.
Com isso, o Simted deve convocar assembleia para deliberar sobre a possibilidade de fim da greve deflagrada na segunda-feira (17) em protesto pela falta dos auxiliares educacionais.
Além disso, o próprio secretário municipal de Educação definiu que suspenderá as atividades nos Ceim’s nos dias 27 e 28 de fevereiro, “fazendo comunicação, por escrito, às unidades educacionais, sendo que, aquelas que não contam com auxiliares estão autorizadas a suspenderem os serviços, já aquelas que estão com quadro completo deverão funcionar normalmente”.
Ao final de novo processo seletivo de estagiários e encerradas as chamadas de aprovados, o MPE pretende designar outra reunião para reavaliar a situação e novas deliberações.
Outras deliberações dessa reunião visam diagnóstico da situação dos auxiliares nas salas da Educação Infantil Municipal em Dourados, levando-se em conta as questões orçamentárias e administrativas. Para isso, a prefeitura deverá encaminhar levantamento ao MPE no prazo de 60 dias.
Nele devem constar “as vagas puras existentes para os cargos de assistente de apoio educacional (incluindo indígena), auxiliar de apoio educacional (incluindo indígena), agente de serviços educacionais (incluindo indígenas; as vagas efetivamente necessárias para o cumprimento da disciplina legal que envolve o caso; eventuais alterações necessárias no PCCR, visando a criação das vagas respectivas”; e “outras informações para a implementação efetiva do auxiliar de sala de educação infantil na Educação Infantil Municipal”.
(Com informações: Dourados News)
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 15:41 Presidente do IDAMS visita à Santa Casa de Campo Grande
- Trânsito - 15:25 Ciclista filma próprio atropelamento
- Saúde - 15:15 HU-UFGD abre cinco novos leitos de UTI para atender casos respiratórios
- Comunidade - 14:52 Uniderp oferece atendimento jurídico gratuito, neste sábado, no Nova Lima
- Economia - 14:33 Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012
- Paraíso das Águas - 14:10 Agressor é preso em flagrante por violência doméstica contra ex-mulher
- Oportunidades - 14:02 Suzano está com três processos seletivos abertos para duas cidades de MS
- Frame e Rotoscopia - 13:50 Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Animação Frame
- Polícia - 13:40 Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas
- Câmara Federal - 13:32 Projeto permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico