Geral
Soprano e pianista homenageiam Villa-Lobos em concerto no Sesc Teatro Prosa
Duo formado pela soprano Jayana Paiva e pelo pianista Adriano Lopes, há mais de 16 anos, retorna a Campo Grande
Terça-feira, 24 Junho de 2025 - 14:39 | Redação

O duo formado pela soprano Jayana Paiva e pelo pianista Adriano Lopes, há mais de 16 anos, retorna a Campo Grande para apresentar o espetáculo “Uma Doce Canção: Concerto para Canto e Piano”, no Teatro Prosa, no Sesc MS. A apresentação gratuita será realizada no dia 26 de Junho.
Reconhecidos no cenário musical, Jayana Paiva, soprano destaque no cenário lírico brasileiro, e Adriano Lopes, pianista e doutor pela UFMG, reafirmam seu compromisso com a valorização da identidade nacional e a democratização do acesso à música de concerto.
O programa é dedicado à obra de Heitor Villa-Lobos, maior compositor brasileiro, e inclui peças fundamentais da Canção Brasileira, começando com a série Modinhas e Canções (1936), que mescla tradição operística e influências afro-brasileiras. O nome do concerto, inclusive, é baseado na ‘Canção do Poeta do Século XVIII’ (1948), peça que marcou o interesse dos músicos pela música brasileira.
O destaque fica por conta da mundialmente conhecida Ária das Bachianas Brasileiras nº 5 (1945), peça central do programa. O concerto também traz duas canções da série Serestas (1925), e encerra com Melodia Sentimental, da suíte A Floresta do Amazonas (1958), uma das composições de Villa-Lobos mais famosas que já foi diversamente interpretada por artistas de diferentes segmentos da música.
Os artistas – Natural de Campo Grande, Jayana é bacharela em Canto pela EMAC-UFG, pós-graduada em Canto e Expressão pela FACEC e possui Formação Integrada em Voz (FIV) pelo CEV-SP. Foi premiada em concursos como o 14º Concurso Maria Callas (2015) e o 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha (2023), sendo reconhecida por sua consistência interpretativa e atuação nos palcos.
No repertório operístico, Jayana atuou como solista em produções nos teatros Bradesco, São Pedro e Theatro Municipal de São Paulo. Participou de montagens de La Bohème, Carmen, Così fan tutte, Nabucco, João e Maria, Amahl e os Visitantes da Noite, O Barbeiro de Sevilha e O Elixir do Amor. Atualmente, Jayana se dedica à interpretação da canção brasileira em recitais e à formação vocal de novos cantores, atuando também como professora e coordenadora de projetos musicais.
Já o pianista, pesquisador e professor Adriano Lopes, também nascido em Campo Grande, atua na interpretação e pesquisa da música brasileira e na prática da música de câmara. Ele cunhou o conceito de "pianista vozeante", explorando a fusão entre a performance pianística e a utilização da voz como extensão expressiva do intérprete.
Como músico de câmara e pianista correpetidor, Adriano participou de festivais e congressos, colaborando com cantores e instrumentistas em concertos e recitais. Em sua trajetória, destacam-se apresentações na 25ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Funarte, 2023), no recital-palestra "Três Baladas do Amor Amargo", realizado em 2019 no Encontro Internacional de Piano Contemporâneo em Portugal, e na gravação do álbum "O Piano de Kilza Setti" (Selo Minas de Som/UFMG, 2023).
Serviço – O duo formado pela soprano Jayana Paiva e o pianista Adriano Lopes apresenta o espetáculo gratuito ‘Uma Doce Canção: Concerto para Canto e Piano” em 26 de junho, no Sesc Teatro Prosa, localizado à rua Anhaduí, 200. A retirada de ingressos pode ser feita nesse link: https://www.sympla.com.br/produtor/sescculturams?fbclid=PAQ0xDSwK8N_1leHRuA2FlbQIxMAABp2NK0KI-hfubNtLlFvdRcuZUJT2CsTzWmcKK02hMEdiqQp723DK0m1P-oiBF_aem_i-d9Rdp1bPLh46xmvV-X1g
Últimas Notícias
- Economia - 17:00 Na Capital, 80% dos comerciantes firmaram acordo para abrir neste feriado
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran informa interdições para esse 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio
- Nacional - 15:52 Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE
- Operação "Protetor" - 15:32 Condutor é preso com contrabando entre sementes de girassol
- Esgoto - 15:15 De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral
- Campo Grande - 14:52 Condutor bêbado é mantido preso após matar criança de 7 anos
- Educação - 14:39 UFGD reserva 76 vagas para pessoas com deficiência no Vestibular 2026
- Solidariedade - 14:15 Grupo Pereira promove ação social em prol do Asilo São João Bosco