Geral
Solicitações para poda e remoção de árvores também poderão ser registradas de forma on-line
Cidadãos de Campo Grande têm mais uma opção para solicitar a poda ou remoção de árvores
Quinta-feira, 17 Abril de 2025 - 10:32 | Redação

A partir de agora, os cidadãos de Campo Grande têm mais uma opção para solicitar a poda ou remoção de árvores. Os pedidos poderão ser feitos tanto de forma presencial quanto digital, facilitando o acesso ao serviço e promovendo a agilidade e celeridade no atendimento.
“Começamos uma nova etapa no nosso compromisso com a modernização dos serviços públicos em Campo Grande. A partir de agora, os pedidos de poda e remoção de árvores poderão ser feitos de forma totalmente on-line, possibilitando mais agilidade, transparência e praticidade para o cidadão. A medida além de facilitar o acesso da população aos serviços da SEMADES, contribui para uma gestão mais eficiente, utilizando a tecnologia para aproximar o poder público da população e para promover uma cidade mais humana e mais inteligente”, diz a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), Vera Bacchi.
O que fazer se a árvore estiver no passeio público?
Em caso de árvores localizadas em calçadas (de imóveis particulares) o protocolo deverá ser enviado para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos anexos:
– Requerimento de Poda e/ou Supressão de Árvore devidamente preenchido e assinado pelo proprietário do imóvel ou seu representante legal (disponível no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/sec-downloads/requerimento-de-poda-e-remocao-de-arvore/ );
– Cópia do CPF do proprietário do imóvel ou seu representante legal;
– Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária;
– Foto da árvore que possibilite sua identificação.
O que fazer se a árvore estiver dentro do imóvel?
Nos caso de árvores localizadas em áreas particulares (dentro do imóvel) as informações referentes ao protocolo, procedimentos e documentos necessários para formalização da solicitação podem ser verificadas na página eletrônica da SEMADES no link https://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/dentro-do-imovel/
Se a necessidade de remoção da árvore for para realização de obra, orientamos acessar a página https://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/arborizacao-urbana/podas-e-remocoes/ para mais informações.
Posso fazer o pedido presencial?
As solicitações de forma presencial seguem em funcionamento e devem ser direcionadas ao setor de arborização, localizado no 2º andar do prédio anexo da Central de Atendimento ao Cidadão, situado na Rua Marechal Rondon, 2655, em frente à Maternidade Cândido Mariano.
Com o requerimento de Poda e/ou Supressão de Árvore (https://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/sec-downloads/requerimento-de-poda-e-remocao-de-arvore/) devidamente preenchido e assinado pelo proprietário do imóvel ou seu representante legal é só ir até o setor responsável com os documentos abaixo:
– Cópia do CPF do proprietário do imóvel ou seu representante legal;
– Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária.
A avaliação é gratuita, mas nos casos das árvores localizadas dentro dos imóveis a execução do serviço de poda ou remoção fica sob responsabilidade do proprietário ou possuidor, podendo ser exigida medida compensatória prévia à autorização de supressão.
Em casos de árvores localizadas em áreas públicas (que estejam provocando algum risco para a população) como canteiros centrais e praças, o cidadão poderá acessar o requerimento disponível no site e solicitar a remoção anexando o requerimento, cópia do documento pessoal CPF e foto da árvore em questão, enviando para e-mail [email protected] .
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor