Geral
“Situação chocante, em torno de 4 a 5 mil jacarés”, diz pesquisadora
Pesquisadora da Embrapa foi até açude onde pantaneiro gravou vídeo com amontoado de jacarés
Quinta-feira, 19 Novembro de 2020 - 17:22 | Redação

Zilca Campos, pesquisadora da Embrapa Pantanal, viajou quase 5 horas para chegar em uma fazenda localizada no Pantanal da Nhecolândia, em Mato Grosso do Sul, onde foi gravado um vídeo de jacarés amontoados no açude praticamente seco. Nesta quinta-feira (19), ela classificou a situação como “bem chocante porque são muitos jacarés, em torno 4 a 5 mil jacarés reunidos”.
Segundo Campos, os jacarés em um comportamento de sobrevivência se enterram na lama ou nas folhagens no interior da mata para resistirem o período mais seco. “Eles se enterram na lama do açude, mas o aquecimento das águas causa a morte dos jacarés”, explica a pesquisadora.
A região da Nhecolândia tem uma população estimada pela Embrapa Pantanal de cerca de 3 milhões de jacarés adultos em anos de grandes cheias, entre as décadas de 1980 a 1990. No entanto, Zilca Campos lembra que o jacaré-do-pantanal vive em altas densidades devido a disponibilidade de ambientes aquáticos e alimento, mas com o período seco que a região atravessa, eles se concentram porque é a única opção de ambiente com água disponível.
Para minimizar o problema, a pesquisadora afirma que “os produtores precisam ajudar com medidas para aumentar os açudes e ofertar água, com a perfuração de poços”.
“No período de seca, os jacarés concentram em corpos de água remanescentes. Todavia, as inundações têm diminuído e os ambientes aquáticos têm secado. Este ano, a estiagem tem sido severa causando aumento das taxas de mortalidade dos jacarés”, diz Campos.
Vídeo – No vídeo, gravado no dia 15 de novembro, os jacarés aparecem quase imóveis. Cobertos por lama, eles se amontoam para aproveitar o pouco de “água barrenta” que sobrou no açude praticamente seco no meio do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. O fenômeno foi registrado na fazenda Palmerinha, região da Nhecolândia.
Assustado, o pantaneiro que fez as imagens descreve uma “imensidão de jacarés” e afirma que é algo novo para ele. ““Tenho quantos anos de Pantanal, nunca vi tantos jacarés num lugar só”.
Ao redor, o barulho do rebanho do gado e os bezerros que ficaram atolados no açude, sendo resgatados.
Segundo pesquisadores, esta é a pior seca dos últimos 50 anos que atinge a região.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:00 Invasão alerta para usuários de drogas
- Nacional - 16:50 Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA