Geral
Sitiante é multado por exploração e armazenamento de madeira ilegal
No local, equipe encontrou madeiras nativas de diversas espécies exploradas em formato de ripas
Sábado, 11 Fevereiro de 2023 - 17:59 | Redação

Policiais Militares Ambientais de Aparecida de Aparecida do Taboado receberam denúncia, de que em um sítio, localizado à margem do rio Paranaíba, a aproximadamente 22 Km da cidade de Paranaíba, o proprietário do imóvel estaria derrubando árvores e serrando a madeira ilegalmente e armazenando na sua propriedade. A equipe foi até o local indicado pelo denunciante ontem (9) e confirmou a veracidade da informação.
No local, a equipe encontrou madeiras nativas de diversas espécies como: jatobá, angico, faveiro e aroeira, que eram exploradas em formato de vigas, caibros, tábuas e ripas. O infrator informou aos policiais que as árvores eram derrubadas de uma área alagável em sua propriedade e sem a licença ambiental obrigatória.
Os policiais apreenderam 10 m³ de madeira para a qual não havia o Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF é o documento do órgão ambiental para se ter em depósito, beneficiar ou transportar qualquer produto florestal. O infrator (53), residente em Paranaíba, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 3.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Exploração legal de madeira - O caminho legal para o produtor rural explorar madeira em sua propriedade é o seguinte: Madeira advinda de desmatamento licenciado: É obrigatório por lei o aproveitamento do material lenhoso de desmatamentos autorizados.
A licença baseada no projeto gera um crédito de madeira, carvão e outros produtos possíveis, que é inserido no sistema DOF (Documento de Origem Florestal). A partir da inserção, tudo que for ser transportado ou utilizado precisa ter preenchimento do DOF, que é realizado on-line (www.imasul.ms.gov.br).
O DOF é o documento que atesta a origem para o transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio de todo tipo de produto florestal nativo. Há todas as orientações para
preenchimento no sistema.
Exploração de madeira desvitalizada (caída): Em Mato Grosso do Sul, o produtor rural pode aproveitar até 10 m³ de madeira desvitalizada de aroeira e quebracho e 10 m³ de outras espécies em sua propriedade anualmente. É só fazer o informativo junto ao IMASUL pelo portal (www.imasul.ms.gov.br). O modelo do informativo consta na PORTARIA IMASUL/MS N. 057, DE 17 de SETEMBRO DE 2007. O informativo impresso é a autorização. A madeira só pode ser utilizada na propriedade e não pode ser comercializada.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis