• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS

Igreja Universal completa 48 anos de existência neste ano, marcando quase meio século de atuação

Quarta-feira, 09 Julho de 2025 - 17:50 | Redação


Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS
(Foto: Wagner Guimarães/ALEMS)

Na noite desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, no Plenário Deputado Júlio Maia, a primeira sessão solene em celebração ao Dia Estadual da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), desde que a data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. 

A solenidade é de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família, que ressaltou a relevância da homenagem e o impacto espiritual e social da Igreja na vida de milhares de pessoas em Mato Grosso do Sul e em diversos países. Instituída pela Lei nº 5.561, de 1º de setembro de 2020, a data é celebrada anualmente em 9 de julho. Neste ano, a celebração tem um significado ainda mais especial: a Igreja Universal completa 48 anos de existência, marcando quase meio século de atuação.

A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas, representantes de entidades e membros da comunidade evangélica, além de homenageados com moções de congratulação pelos relevantes serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense.

Iniciada com a execução do Hino Nacional, a cerimônia prosseguiu com a apresentação do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa, sob a regência do maestro Nillo Cunha. O coral emocionou o público presente com três canções: "Hallelujah", "Viva o Hoje" e "Graças Dou". Na sequência, foi exibido um vídeo institucional que destacou a trajetória da Igreja Universal do Reino de Deus em Mato Grosso do Sul, incluindo a história da instituição e a construção de mais de 150 templos em todo o Estado. A programação contou ainda com uma apresentação cultural dos cantores Givago e Pastor Jackson, que interpretaram as músicas "Eu Quero Almas", "Perfume Universal" e "Fonte Universal", animando a plateia, que acompanhou com empolgação, palmas e cantando junto.
 

As apresentações culturais foram acompanhadas com empolgação pelos presentes


Segundo o deputado, a homenagem reconhece não apenas a atuação espiritual da Igreja, mas também o seu trabalho social, que atinge pessoas em situação de vulnerabilidade nos mais diversos contextos. “Nada mais merecedor do que uma homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, que tem ajudado tantas pessoas, não só no Brasil, mas no mundo todo”. Antonio Vaz também lembrou que o projeto para a realização da homenagem foi idealizado em 2020, mas precisou ser adiado devido à pandemia. Ainda assim, ressaltou que o trabalho da Igreja não parou. “Distribuímos três toneladas de alimento só aqui na capital e esse é o trabalho social da Igreja Universal”, reforçou. 

“Temos ações nos presídios com os detentos e também com os seus familiares. O projeto Anjos da Madrugada atende moradores de rua e pessoas envolvidas com a dependência química”. O parlamentar ainda mencionou grupos voltados à prevenção do suicídio e ao acolhimento de pessoas com depressão: “A depressão tem cura e a Igreja tem um grupo que trabalha neste sentido. Muitas pessoas tiram a própria vida e nosso Estado sofre muito com isso, mas a Igreja está ali, onde o poder público às vezes não consegue chegar”, complementou.

Encerrando seu discurso, Antonio Vaz reforçou a importância da atuação da IURD em Mato Grosso do Sul. “A Igreja Universal merece essa homenagem. São tantas pessoas que tiveram suas vidas transformadas através do poder de Deus. É com grande orgulho que nós fazemos essa homenagem”, mencionou o parlamentar.

O deputado estadual Antonio Vaz destacou a importância da data e o impacto social promovido pelos projetos da Igreja no Estado e também no mundo. O parlamentar compartilhou seu testemunho pessoal e reafirmou seu compromisso com ações de valorização à instituição religiosa. “Para mim é um privilégio fazer parte da Igreja Universal do Reino de Deus, até porque foi através dela que eu tive a minha vida transformada”, afirmou. “Sou uma testemunha viva disso, uma pessoa que viveu uma vida totalmente errada, pois foram 20 anos nas drogas. Quando cheguei à Igreja Universal fui acolhido e Deus, através desta instituição religiosa, mudou a minha vida”, destacou.
 

Deputado Antonio Vaz reforça o trabalho social dos grupos da IURD

 

Autoridades - Entre os presentes na mesa de autoridades, além do deputado Antonio Vaz, estavam o pastor e 3º vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Grande-MS, vereador Neto Santos, o responsável pela Igreja Universal do Reino de Deus em MS, pastor Uilton Melo, o representante da Força Jovem Universal, pastor Hudson Marlon Custódio, o responsável pelo Grupo de Evangelização, pastor Weverson Freitas Limões, o responsável pelo Grupo Obreiros e Obreiras da Igreja Universal do Reino de Deus, pastor João Luiz Bianchi, o coordenador estadual do Grupo Arimateia, pastor Rogério França e o responsável pela Reunião Prosperidade com Deus no MS, pastor Willian Silva.

Para o responsável pela Igreja Universal do Reino de Deus em MS, pastor Uilton Melo, a sessão solene marca a primeira vez que a Casa de Leis celebra a trajetória da instituição religiosa no Estado que completou 48 anos. Ele destacou a relevância do momento e a emoção de receber os fiéis no plenário da Assembleia Legislativa. 

“Para nós é um dia muito marcante pois é a primeira vez que realizamos esse evento em alusão à data comemorativa da Igreja Universal. Estamos recebendo os membros, os obreiros e aqueles que fazem parte dos grupos, que realizam um trabalho social magnífico. Esses grupos ajudam pessoas em todo o Brasil, inclusive aqui no Estado. Seja com uma ajuda física, como alimento e roupas, seja com a ajuda espiritual que oferecemos todos os dias nos nossos templos”, citou. O pastor também comentou sobre o trabalho diário de acolhimento feito nos templos da IURD. 

“Recebemos mães aflitas, pais desesperados e pessoas que carregam um vazio interior. O que fazemos, antes de tudo, é oferecer essa ajuda com base na palavra de Deus, porque essa é a nossa ferramenta de trabalho. Sabemos que ela tem o poder de trazer vida. São 48 anos de vidas sendo transformadas. E, como responsável pela Igreja Universal aqui no Estado, é uma alegria muito grande estarmos aqui, representando a Igreja e acolhendo as pessoas nesta Casa. Para nós é muito gratificante”, concluiu.

O pastor e 3º vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Grande-MS, vereador Neto Santos, falou sobre a coragem e a fé inabalável do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja. “Não importa a missão, não importa o lugar. Quando um servo de Deus, como o Bispo Edir Macedo, teve coragem de abandonar a sua vida, os seus projetos, tudo, para obedecer a uma direção do Senhor, um legado começou a ser construído. Por causa dessa fé inabalável, hoje, centenas de homens e mulheres de Deus estão espalhados por todo o mundo. E eu sou um deles. Sou a última pessoa da minha família a se converter e a primeira a chegar ao altar do Senhor Jesus, pregando a palavra de Deus. Isso só foi possível porque, assim como muitos, encontrei na Igreja Universal um caminho de transformação”, reforçou. O vereador também fez questão de valorizar a atuação dos diversos grupos que compõem a Igreja. “Hoje vejo aqui representantes de todos os grupos que tem um papel importantíssimo na missão que desempenha”, colocou.
 

Pastor Uilton Melo vê na celebração o reconhecimento do impacto positivo da Igreja

O responsável pelo Grupo Obreiros e Obreiras da Igreja Universal do Reino de Deus, pastor João Luiz Bianchi, enfatizou a dedicação e o acolhimento prestado a cada pessoa que chega aos templos em busca de ajuda. “Para mim, é um privilégio muito grande fazer parte dessa homenagem, porque eu cheguei à Igreja ainda na juventude, assim como tantas pessoas chegam: destruídas, viciadas. E essa porta me acolheu. Os obreiros são aquelas pessoas que estão ali na porta recebendo, orientando e oferecendo atenção a quem precisa. São eles que fazem esse primeiro contato com quem chega carregando dores e aflições”, relatou. O pastor também compartilhou o sentimento de gratidão e pertencimento à instituição que, segundo ele, representa um marco de transformação espiritual. “Falar da Igreja Universal é falar da minha mãe espiritual. É nela que minha vida foi restaurada. Então, para mim, é uma honra muito grande estar aqui hoje, podendo homenagear a nossa Igreja”, salientou.

Homenagens - Durante a solenidade, diversos grupos que integram a IURD foram homenageados como forma de reconhecer o empenho, a dedicação e o impacto social que cada um tem promovido nas comunidades onde atua. Os representantes receberam moções e diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados, acompanhados de suas respectivas esposas, em clima de emoção e gratidão. Foram homenageados pela Assembleia Legislativa: pastor Uilton Melo e esposa Camila Melo - Igreja Universal do Reino de Deus em MS, pastor João Luiz Bianchi e esposa Alessandra Bianchi - Obreiros e Obreiras da Igreja Universal, pastor Weverson Freitas Limões e esposa Raissa Monte Alto Freitas - Grupo da Evangelização (EVG), pastor Hudson Marlon Custódio - Força Jovem Universal (FJU), pastor Dijon Dickson dos Dantos Silva e esposa Silvana Dickson - Força Teen Universal (FTU), Amanda de Freitas Vasconcelos - Escola Bíblica Infantil (EBI), pastor Daniel Darley Dias Oliveira e esposa Nely Cardoso Oliveira - Grupo Calebe, Obreiro Marco Aurélio de Oliveira - Grupo de Voluntariado da Área da Saúde, pastor Jackson Cardoso e esposa Karina Cardoso - Grupo Socioeducativo, pastor Itamar Oliveira dos Santos - Unigrejas, Raissa Monte Alto Freitas - Grupo de Tradução em Libras, Carlos Eduardo Silva - Universal nos Presídios (UNP), Marcelino Gomes - Universal nas Forças Policiais, pastor Rafael Marques Pitombeira e esposa Larissa Berenger Camacho - Grupo Depressão Tem Cura, pastor Rogério P. França e esposa Rosana França - Grupo Arimateia, pastor Reinaldo Araújo de Oliveira e esposa Cristiane Araújo - Grupo Resgate, pastor Pedro Leandro Bomfim Pereira - Grupo Vício Tem Cura, pastor Mauro Henrique Lima e esposa Gracieli Lima - Grupo da Terapia do Amor e pastor Maclines Ferreira Bentes - Grupo Batismo.

A sessão foi encerrada com as palavras do deputado proponente, que agradeceu a presença de todos e reiterou o compromisso da ALEMS em valorizar ações que promovam a fé, a solidariedade e o bem-estar social. “Agradecemos e parabenizamos os homenageados por suas contribuições inestimáveis, a fé, a solidariedade e a dignidade humana. A Assembleia Legislativa se orgulha em reconhecer, por meio destas moções, o papel transformador da Igreja Universal do Reino de Deus em nossa sociedade”, finalizou Antonio Vaz.

Serviço - A sessão foi transmitida ao vivo pela TV ALEMS, Rádio ALEMS e pelas plataformas digitais oficiais da Casa de Leis: FacebookInstagramTwitter e Youtube, além do Portal da ALEMS. Confira o evento na íntegra: 

SIGA-NOS NO Google News