Geral
Lançamento póstumo homenageia escritor Jacir Brunetto com obra inédita
Data escolhida, aniversário do escritor, transforma lançamento em homenagem à dedicação à pesquisa histórica
Quarta-feira, 09 Julho de 2025 - 16:10 | Redação

A memória e o legado do escritor e pesquisador Jacir Brunetto serão celebrados em um lançamento póstumo do livro “À sombra das araucárias - Contestado: a guerra camponesa no Sul do país”. O evento será realizado no dia 10 de Julho, às 18h30, no Recanto das Ervas, em Campo Grande (MS). A data escolhida, aniversário de Jacir Brunetto, transforma o lançamento em uma homenagem à sua vida e dedicação à pesquisa histórica.
Jacir Brunetto faleceu em setembro de 2023, aos 81 anos, quando estava prestes a concluir a obra que representa o ápice de cinco décadas de pesquisa e paixão pela história da Campanha do Contestado. O livro, que agora ganha vida pelas mãos de sua filha e editora, Andréa Brunetto, é um testemunho da persistência e do amor do autor pela leitura e escrita.
“À sombra das araucárias” mergulha nos acontecimentos da Guerra do Contestado, um conflito histórico que marcou o Sul do Brasil. A obra, fruto de uma extensa coleção de materiais e um olhar apurado de Jacir sobre o tema, explora as disputas por terra, a desapropriação de camponeses e a ascensão de figuras messiânicas que mobilizaram a fé rústica da população.
Esses temas, que permearam o imaginário e os estudos de Brunetto por toda a vida, são agora compartilhados com o público.
Sobre o autor - Nascido em um povoado bucólico pertencente a Ibicaré (SC), Jacir Brunetto carregava em si a identidade de “filho de terra contestada”. Neto de imigrantes italianos, aprendeu português apenas na escola e nutria uma paixão pela poesia simbolista, sendo um ávido leitor de Cruz e Sousa, o “Dante Negro” catarinense.
Ao longo de sua vida, foi professor, diretor de escola, funcionário público, advogado e fiscal de rendas. Em 2021, lançou suas “Peregrinações Poéticas”, onde narra suas origens e sua trajetória até fincar raízes em Rio Brilhante (MS), onde foi professor por quase 20 anos.
Sonho - A pesquisa sobre a Campanha do Contestado iniciou-se em 1978, consolidando-se ao longo dos anos como um projeto de vida. O lançamento de “À sombra das araucárias” é a concretização de um sonho que, mesmo com a partida do autor, se torna realidade. A obra oferece uma nova perspectiva sobre um dos mais complexos e fascinantes episódios da história brasileira.
Serviço:
* Coquetel de lançamento do livro “À sombra das araucárias - Contestado: a guerra camponesa no Sul do país”
* Autor: Jacir Brunetto (póstumo)
* Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
* Horário: das 18h30 às 21h30
* Local: Recanto das Ervas – Rua 13 de Junho, 1592, centro de Campo Grande.
Últimas Notícias
- Paranhos - 18:32 Por conta de discussão, autor de homicídio é preso em flagrante
- Saúde - 18:10 Confirmado nono morcego positivo para raiva na Capital
- Poder Legislativo - 17:50 Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS
- Economia - 17:22 ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia
- Poder Judiciário - 17:00 Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e 4 mil atendimentos
- Solidariedade - 16:46 Projeto entrega cheque de R$ 10,9 mil para o Asilo São João Bosco
- Agropecuária - 16:30 Especialista em exportação de gado vivo ministra palestra na Capital
- Literatura - 16:10 Lançamento póstumo homenageia escritor Jacir Brunetto com obra inédita
- Camapuã - 15:50 Bebê morre após ser abusada pelo pai
- Transporte coletivo - 15:30 CPI do Transporte expõe entraves em obras e frota sucateada na Capital