Geral
Sesau realiza vacinação contra raiva
Terça-feira, 07 Maio de 2019 - 12:00 | Redação
Nos últimos dias casos de morcegos infectados tem surgido em Campo Grande, só em 2019, quatro casos de morcegos com raiva foram confirmados. A partir desta constatação na manhã desta segunda-feira equipes da Secretaria Municipal de Saúde Pública juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deram início a campanha para vacinação de cães e gatos contra a raiva.
Em 2018, sete casos de raiva em morcegos foram confirmados pelo CCZ. Nesse ano a equipe visitou 996 imóveis e 233 animais foram vacinados. Novamente o CCZ começou as visitas em residências, na manhã de hoje (7), o Bairro Cachoeirinha foi um dos primeiros a ser visitado, dos três imóveis visitados apenas uma moradora liberou a entrada da equipe, nessa mesma residência uma gata e um cachorro foram vacinados contra raiva.
Vania Nogueira concedeu a entrada da equipe do CCZ ela é dona da gatinha mel que recebeu a primeira doze da vacina, já Fernando Henrique dono do cachorro vacinado falou da importância de vacinar os animais de estimação.
Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses explicam algumas dicas para manter os morcegos foram da residência, é importante vedar todos os vãos frestas e aberturas com telas metálicas ou nylon. Eles ressaltam também que todas as espécies de morcegos tanto hematófagos e não hematófagos podem adquiri e transmitir doenças para homem e outros mamíferos, como cães e gatos.
O telefone de atendimento para caso de morcegos encontrados em residência é 3315-5000 das 7h às 21h, se ele for encontrado fora desse horário deve ser mantido isolado e ligar na manhã seguinte para o CCZ.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF