Geral
Seminário reforça combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Evento reúne especialistas para discutir prevenção e políticas públicas
Terça-feira, 07 Outubro de 2025 - 11:58 | Redação

O Seminário do Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizado em 7 de outubro, na Escola Superior da Defensoria Pública, em Campo Grande. O evento será presencial e oferecerá 120 vagas destinadas a profissionais da rede de proteção, incluindo assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos, psicólogos, educadores, membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, além de representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.
A programação foi estruturada para promover debates técnicos, jurídicos e sociais sobre a Lei nº 13.431/2017, que institui o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e o Decreto nº 9.603/2018, que regulamenta a escuta especializada e o depoimento especial no país.
Entre os temas em pauta estarão a ação intersetorial e a governança local na aplicação da legislação, as experiências dos Comitês de Gestão Colegiada, o fortalecimento da rede de atendimento, o enfrentamento dos crimes cibernéticos e o protagonismo juvenil.
O encontro contará ainda com a assinatura da Carta Compromisso para implantação dos Comitês de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, além do pré-lançamento do livro Infâncias em Pirá Semá, elaborado em parceria com instituições estaduais e nacionais.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, compartilhar boas práticas, propor estratégias conjuntas para aprimorar o atendimento e a proteção e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de outubro, por meio do Portal de Cursos da Portal de Cursos da Escolagov. Os participantes receberão certificação.
Últimas Notícias
- Educação - 09:12 Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026
- Bataguassu - 08:52 Discussão por refrigerante termina em morte
- Natal dos sonhos - 08:37 Prefeitura estreia campanha de Natal com mascote em IA
- Obras - 08:02 Prefeitura vai recapear mais de 50 km de ruas
- Mudanças - 07:42 Agetran informa interdição temporária no centro durante operação Limpa Fios neste domingo
- Atenção aos horários - 07:27 Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
- Saúde - 07:00 Campo Grande realiza plantão de vacinação
- Polícia Militar Ambiental - 18:50 "EcoTroca" acontece neste sábado no Parque Matas do Segredo
- Campo Grande - 18:10 Cliente condenada por injúria contra gerente de pizzaria
- Pesquisa - 17:50 Corumbá é selecionada para estudo nacional sobre efeitos das mudanças climáticas

