• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026

Programa social de Corumbá inicia período de matrículas e renovações em 1º de dezembro, com atendimento presencial

Sábado, 06 Dezembro de 2025 - 09:12 | Sandra Salvatierre


Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026
Para novos educandos, a inscrição exige apresentação de RG, CPF e certidão de nascimento da criança ou adolescente; RG e CPF do responsável; folha de resumo do CRAS com número do NIS; comprovante de residência; declaração de matrícula escolar de 2026; além de dois telefones para contato. (Foto: Divulgação)

A Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), dará início em 1º de dezembro ao período de inscrições e renovações do PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes), que seguirá aberto até 30 de janeiro de 2026. Para o próximo ano, a instituição disponibilizará 300 vagas, com atendimento presencial na sede.

Serão 150 vagas no período matutino, direcionadas a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, e 150 vagas no período vespertino, voltadas ao público de 12 a 18 anos. O PCAF desenvolve oficinas culturais, práticas esportivas, formação humana e acompanhamento psicossocial, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Para novos educandos, a inscrição exige apresentação de RG, CPF e certidão de nascimento da criança ou adolescente; RG e CPF do responsável; folha de resumo do CRAS com número do NIS; comprovante de residência; declaração de matrícula escolar de 2026; além de dois telefones para contato. Para quem permanecerá no programa, a renovação é mais simples: basta entregar a declaração de matrícula escolar de 2026 e assinar o termo de continuidade.

Em 2025, o PCAF atendeu em média 400 educandos, dos quais 150 ingressaram pela primeira vez. Ao longo do ano, os participantes passaram por um período de rodízio para conhecerem as oficinas disponíveis, entre elas artes, dança, música, Libras, breaking e balé contemporâneo.

Gustavo, de 16 anos, conta que o programa despertou novos interesses. “No rodízio, conhecemos os professores e oficinas. Eu me identifiquei com artes, porque gosto de construir e criar. Aqui aprendi coisas que nunca imaginei fazer”, relatou. Jennifer Lopes, também educanda, destaca a alegria de participar das atividades. “Escolhi dança. Está sendo muito divertido. Minha expectativa é me apresentar no palco e minha família me ver. Isso vai me deixar muito feliz”, disse.

O coordenador-geral da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, ressalta o impacto social da iniciativa. “Quando abrimos vagas para o PCAF, abrimos portas para que crianças e adolescentes encontrem segurança, orientação e oportunidades reais. É uma alegria renovar esse compromisso com Corumbá e com cada família que confia seu filho à nossa instituição”, afirmou.

Para Karen Simões, coordenadora do PCAF, o período de inscrições representa um momento de acolhimento e fortalecimento de vínculos. “O PCAF é um espaço de descoberta. Aqui, cada educando encontra a possibilidade de aprender, conviver e desenvolver habilidades que leva para a vida. Estamos prontos para receber novas famílias e seguir acompanhando quem já está conosco”, destacou.

 

Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026
Para novos educandos, a inscrição exige apresentação de RG, CPF e certidão de nascimento da criança ou adolescente; RG e CPF do responsável.  
(Foto: Divulgação)

Sobre a Cidade Dom Bosco

Fundada há 64 anos, a Cidade Dom Bosco é uma organização socioassistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações às famílias. Atualmente, a instituição desenvolve três programas: Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e Programa Adolescente Aprendiz.

 

Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026
Em 2025, o PCAF atendeu em média 400 educandos.
(Foto: Divulgação)

 

Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e em valores cristãos, a entidade atua na prevenção de situações de risco, promovendo desenvolvimento de habilidades, fortalecimento de vínculos e oferta de oficinas de geração de renda, atividades culturais, esportivas, lazer e inserção no mercado de trabalho, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  corumba  mato-grosso-do-sul  vagas  educacao