Geral
Satélite acusa novo foco e equipes combatem incêndio no Pantanal
Balanço mais recente aponta que equipes se deslocaram para combater quatro focos ativos no Pantanal
Quarta-feira, 24 Julho de 2024 - 15:50 | Redação

O monitoramento de satélite detectou novo foco de calor ativo nas proximidades da fazenda Caiman, localizada em Aquidauana (MS), nesta quarta-feira, dia 24 de Julho. O fato que gerou preocupação e resultou no deslocamento para averiguação do local.
A última informação repassada pelos bombeiros, via assessoria do governo estadual, é que as equipes constataram a existência do fogo, realizaram o combate e já retraíram. Não foram divulgados detalhes do trabalho no local, nem o tamanho da área atingida pelas chamas.
A Fazenda Caiman é conhecida como oásis de natureza preservada no coração do Pantanal. São 53 mil hectares que podem ser visitados em passeios de luxo em meio à fauna.
O governo estadual mantém uma sala de situação para acompanhar os trabalhos na região. O último balanço diário das as ações foi divulgado nesta terça-feira, 23, e aponta que as equipes se direcionaram a quatro focos de incêndio ativos.
Os bombeiros localizados na região das proximidades do Porto da Manga realizaram o combate direto, linha de controle e rescaldo. Há outra linha de fogo que segue paralela aos focos já combatidos e desloca-se em direção ao Porto da Manga, margeando em flancos o Rio Paraguai e a rodovia MS-228.
Devido à gravidade e à extensão do incêndio, permanece a intervenção dos bombeiros in loco para acompanhamento e gestão das ações de combate.
Ao nordeste do Pantanal sul-mato-grossense, na região da Área de Adestramento do Rabicho, mantémse a atuação de combate a propagação das chamas. Após a extinção das chamas, a equipe permanece no local para realização de um monitoramento contínuo.
A equipe atuante em Maracangalha deslocou-se para uma ação de combate nos pontos de calor detectados na região
Frota e efetivo - Atualmente são 102 bombeiros do CBMMS. Existe também o apoio efetivo de 75 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares da LIGABOM, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.
Estão à disposição das equipes 13 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 5 “Air Tractor”, 7 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com 7 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
(Com informações do balanço diário do governo estadual)
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:01 Delegacia de Bela Vista pede ajuda para localizar foragido
- Cancer de mama - 18:32 Grupo Onça Pintada oferece atendimentos gratuitos em Nova Itamarati
- Maior apreensão do ano - 18:01 Carga de milho esconde mais de 20 toneladas de maconha em Amambai
- Oportunidades - 17:57 UFGD divulga relação de candidatos por vaga dos cursos do Vestibular 2026
- Detran - 17:32 Portal Meu Detran agora mostra faltas do exame prático
- Oportunidades - 17:00 Unimed realiza mutirão de vagas neste sábado na Capital
- Saúde Pública - 16:51 Pacientes se abanam com papelão
- Parque dos Poderes - 16:25 Caminhão tomba após errar saída em rotatória na Capital
- Caarapó - 16:01 Vídeo: Polícia e indígenas entram em conflito em área retomada
- Rainha - 15:50 Estudante da UFMS do Pantanal é eleita Rainha do Rodeio