• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas

Família foi contatada e, em um gesto de solidariedade, autorizou a doação de órgãos

Quarta-feira, 02 Julho de 2025 - 17:00 | Redação


Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
(foto: Santa Casa de Campo Grande)

A Santa Casa de Campo Grande, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), foi acionada pela Central de Transplantes do Estado após notificação da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTE) do Hospital Regional de Três Lagoas, envolvendo um paciente do sexo masculino, de 58 anos, com histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. O paciente foi admitido em 21 de junho e, após avaliação neurológica, foi iniciado o protocolo de morte encefálica.

A família foi contatada e, em um gesto de solidariedade, autorizou a doação de órgãos. Foram captados rins, fígado e córneas. A OPO, responsável pela gestão dos protocolos em todo o estado, coordenou a operação junto à Central Estadual de Transplantes.

O fígado e as córneas foram aceitos para transplante. A supervisora da OPO, Paolla Costa Buhler Cabrera e o enfermeiro Wanderson Umar Gimenez Francisco coordenaram o processo de captação, em Três Lagoas.

O fígado foi transportado por aeronave até a Capital e transplantado no Hospital do Pênfigo no dia 26 de junho. Já as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, onde serão processadas e avaliadas para posterior destinação.

“A OPO é uma organização estadual. A nossa presença é uma maneira de viabilizar e garantir a responsabilidade e a autenticidade de todo o processo de doação de órgãos junto com a Central Estadual de Transplante. É uma maneira também de a gente criar vínculos com as equipes do estado, fazendo que a nossa união viabilize mais gestos como esse de Três Lagoas”, pontua Paolla.

A Santa Casa reafirma seu compromisso com a vida e a esperança, atuando de forma integrada com os órgãos reguladores e prestando assistência com excelência em todas as etapas do processo de doação e transplante.

SIGA-NOS NO Google News