• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Rede de supermercados investe ações contra o desperdício

Segunda-feira, 13 Maio de 2019 - 10:25 | Redação


Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no mundo a cada anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), conforme informações divulgadas pelo Governo Federal no último ano. Considerando esse cenário, algumas empresas têm tomado medidas de conscientização, evitando perdas e auxiliando na alimentação adequada de seus colaboradores.

Em Campo Grande, por exemplo, o Fort Atacadista realiza ações que vão desde orientação aos colaboradores sobre manejo de produtos perecíveis ao reaproveitamento de itens do setor de hortifruti para preparo de pratos. Uma equipe especializada identifica quando frutas, verduras e legumes apresentam aspectos que os tornam inviáveis para a comercialização, mas que ainda estão bons para o consumo.

A nutricionista responsável pela ação, Glaucia Stasiak, destaca que todos os produtos selecionados apresentam boas condições e que podem ser consumidos por meio de receitas diversificadas e saborosas, sendo usados até mesmo na decoração de alguns pratos, deixando-os mais atrativos. O tomate e a banana são os mais reaproveitados da lista, pois amadurecem rapidamente.

Para que nada seja perdido, a criatividade é essencial. “No caso do tomate, quando ele está bem maduro, é interessante utilizarmos para a criação de molhos, e com isso há um importante benefício para a saúde, por se tratar de alimento in natura”, afirma. Já a banana é utilizada em sobremesas, como geleias, salada de frutas, entre outros. “Todos os dias, tanto eu, quanto minha equipe, verificamos o que ficou de quebra do dia anterior e fazemos essa seleção com os alimentos do dia”, explica.

Legumes e verduras não ficam de fora. Cenoura, pimentão, cebola roxa, nada disso é perdido. A nutricionista reitera que os treinamentos para a seleção das unidades são contínuos. “Pegamos apenas o necessário para o dia, não deixando nada armazenado na cozinha. Olhamos os produtos diariamente e orientamos para que haja um cuidado em não misturar os deteriorados com algo que esteja bom”. Os requisitos de higiene e segurança são mantidos para garantir a qualidade da refeição, que necessita sempre estar livre de qualquer contaminação.

O Fort Atacadista também recebe em suas lojas instituições que aproveitam alimentos e elaboram kits que, posteriormente, são distribuídos para famílias carentes e projetos sociais da Capital.

Dicas

Para que todos possam fazer sua parte para ajudar a reduzir o desperdício, a nutricionista cita que pequenas ações do dia a dia podem amenizar esse quadro. Um conselho é elaborar uma lista de compras antes de ir a um supermercado, em casa, vale ficar sempre atento a validade do produto, dando preferência em consumir os itens que estão próximos do vencimento.

Ir ao mercado mais vezes e comprar menos produtos, ao invés de fazer a compra apenas uma vez por mês.  As cascas das frutas não devem ser deixadas de lado, pois elas possuem boa parte de suas propriedades nutricionais. “Elas podem ser reaproveitadas em receitas como bolos, geleias, chás, e sucos, preservando o sabor e as vitaminas”. Há, ainda, a opção por congelar os alimentos. “O ideal é o congelamento da refeição na quantidade exata que será consumida. As porções devem ser resfriadas na geladeira em recipiente com tampa e, depois, colocadas no freezer. Isso ajuda a preservar o sabor do alimento”.

 

SIGA-NOS NO Google News