Geral
Projeto que institui renda mínima ao Registrador Civil é aprovado
Sábado, 16 Novembro de 2019 - 16:38 | Redação
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei n. 232/2019, de autoria do Poder Judiciário de MS, que institui o Fundo Garantidor da Renda Mínima do Registrador Civil de Pessoas Naturais e implanta o ressarcimento integral de atos gratuitos. O projeto de lei segue para sanção do Governador do Estado.
Destaque-se que os serviços prestados pelo registrador civil de pessoas naturais são, em sua maioria, gratuitos, tornando o faturamento dessas serventias limitado ou, muitas vezes, deficitário. De acordo com o projeto, em decorrência do faturamento deficitário, tais escrivanias não são desejadas pelos aprovados nos certames, ficando as vagas sem titulares e respondendo pelos serviços interinos nomeados pela Corregedoria-Geral de Justiça.
O serviço de registro civil é cumulado com o serviço de notas, fato que reduz ou extingue o déficit financeiro, contudo a rentabilidade é baixa e quase não há atrativos para a permanência de seus delegatários.
Assim, o projeto pretende estabelecer uma complementação de renda para as serventias que não auferirem o mínimo, sem aumento de custos aos usuários dos serviços de cartórios, pois a fonte de custeio será baseada nos selos de autenticidade, nos repasses dos interinos e em contribuição a ser paga pelos notários e registradores.
Ressarcimento – O projeto abrange ainda a implantação do ressarcimento integral dos atos gratuitos, que atualmente é realizado apenas parcialmente. Com o ressarcimento será possível cumprir o que previsto no art. 8°, da Lei n° 10.169/2000.
As medidas auxiliarão na implementação de outra determinação, prevista no Provimento n° 74/2018 do CNJ, que estabelece padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro do Brasil, uma vez que sua efetivação exigirá aporte financeiro elevado dos delegatários.
Importante lembrar que a medida promoverá a viabilidade financeira das delegações, sem causar aumento dos custos aos usuários, e atenderá as orientações do Conselho Nacional de Justiça, por cumprir as normas legais e regulamentares que regem a matéria e, ao mesmo tempo, contemplar o interesse público.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 10:33 Homem é esfaqueado pelo sobrinho da esposa na Vila Nhanhá
- Tentativa de Duplo Homicídio - 10:12 Suspeito tenta matar ex e atual dela, mas acaba esfaqueado durante ataque
- Homicídio - 09:54 Torcedor acusado de homicídio é preso pela PRF em Amandina
- Feminicídio - 09:30 Suspeito de feminicídio em Maracaju nega crime e apresenta outra versão à polícia
- Oportunidades - 09:11 Seleção de estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrições até dia 27
- Acidente de Trânsito - 08:51 Motociclista é atingido por carro na Capital
- Violência contra mulher - 08:30 Mulher é assassinada em Maracaju
- Oportunidades - 08:10 Abertos cursos gratuitos de auxiliar administrativo e de extensão de cílios
- Maus-tratos - 07:52 Monitora é demitida por agressão a criança
- Católicos - 07:30 Festa dedicada à Padroeira de MS